sexta-feira, 5 de abril de 2013

Irmão pode ser dependente de irmão no IR

Imposto de Renda VEJA


Desde 1º de março é preciso entregar a declaração do imposto de renda. Confira algumas explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores

Educação
É importante lembrar que uma criança ou um jovem só pode constar como dependente na declaração de um único contribuinte (Thinkstock)
A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.
Eu cuido do meu irmão e pago todas as suas despesas, incluindo os estudos. Porém, não tenho a guarda legal dele. Como faço para deduzir os gastos que tenho com a educação dele em meu imposto de renda?
Para que você possa deduzir os gastos que tem com a criança em seu imposto de renda, é preciso que ele conste como seu dependente na declaração. E, para isso, seria necessário que você tivesse sua guarda legal.
Irmãos de até 21 anos, ou de qualquer idade quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho, desde que sem arrimo dos pais, só podem ser considerados dependentes de um contribuinte se a pessoa tiver a guarda judicial.
Também é importante lembrar que uma criança só pode constar como dependente na declaração de um único contribuinte. 

Pergunte

Envie suas dúvidas sobre o IR 2013
O site de VEJA quer ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre o preenchimento da declaração, que deve ser transmitida para a Receita Federal entre 1º de março e 30 de abril. Suas perguntas serão respondidas por uma equipe de especialistas. Escreva para  ir2013veja@gmail.com
Dúvidas – Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.
Manual – O Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), parceiro do site de VEJA no IR 2013,disponibilizou um manual para auxiliar no preenchimento da declaração. O material, com 89 páginas, aborda detalhadamente os principais pontos da declaração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário