quinta-feira, 11 de abril de 2013

Com alta do tomate, aumenta o contrabando na fronteira com a Argentina

Alimentos


Fiscais apreenderam quase 400 quilos em Foz do Iguaçu; inflação do tomate é responsabilizada pelo aumento do transporte ilegal do produto

Tomates
Em 12 meses, a inflação acumulada do tomate já é de 122% (Thinkstock)
Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Foz do Iguaçu, no Paraná, apreenderam em duas semanas o equivalente a quase 400 quilogramas (kg) de tomate contrabandeado da Argentina. De acordo com o chefe local do Ministério da Agricultura, Antônio Garcez, a maior frequência na apreensão deste tipo de mercadoria se deve à alta do produto no Brasil registrada desde meados de março.
A última apreensão, de cinco caixas de 20 kg cada, foi feita na madrugada desta quarta-feira, na Ponte Internacional da Amizade, principal ligação com Ciudad del Este, no Paraguai. Os outros cerca de 300 kg haviam sido flagrados em pequenos carregamentos que entrariam no país pela fronteira com a Argentina.
As outras foram flagradas na Ponte Internacional Tancredo Neves, principal via de acesso à Argentina, de onde o produto é trazido ilegalmente. "Assim como a farinha, a cebola, o alho e as frutas também bastante procurados durante todo o ano, este tipo de mercadoria exige o certificado fitossanitário internacional e o cumprimento dos processos de importação. Caso contrário, é apreendido", alerta.


Com o quilo do tomate sendo vendido nas últimas semanas por cerca de 8 reais em Foz do Iguaçu, muitos moradores da região têm apelado para o contrabando. Na vizinha Puerto Iguazú, o produto pode ser encontrado por até 3 reais o quilo. A grande procura, no entanto, está fazendo o produto desaparecer das prateleiras argentinas. "Antes fazia pedido de tomate, que vem de Posadas, a 300 quilômetros daqui, a cada três dias. Ultimamente tenho feito todos os dias e mesmo assim não está sendo suficiente. Com a procura em alta e as enchentes na região de La Plata, estou tendo que contar com a sorte", aponta o comerciante Antonio Garrido.
O aumento do preço do tomate e do consequente contrabando expôs outro problema: a falta de fiscais sanitários. "Na Ponte da Amizade não temos nenhum fiscal. E para que o controle seja feito contamos com a colaboração da Receita Federal. Já, na outra fronteira, com a Argentina, trabalha apenas um fiscal, que alterna os horários de expediente entre a noite e o dia", aponta Garcez.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira mostraram que o preço do tomate subiu 6,1% em março. É uma alta bem menor que a de fevereiro (20,17%), mas ainda assim superior à variação de 350 de 365 preços monitorados pelo instituto. Em 12 meses, a inflação acumulada do tomate já é de 122%, atrás apenas da farinha de mandioca (alta de 151,39%) e à frente da batata-inglesa (97,29%). No mesmo período, o índice geral avançou 6,59%, acima do teto da meta do governo, que é de 6,5%.
(com Estadão Conteúdo)

FILME DOCUMENTARIO 5


Fux: ‘Ministro do STF não controverte com réu’







O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), seguiu o roteiro traçado pela corte de não responder aos ataques do petista José Dirceu, condenado por ter comandado o mensalão. ”Um ministro do Supremo não controverte com o réu do processo. Isso é uma regra inerente ao ofício. É  tudo o que eu tenho a dizer”, declarou Fux, durante o intervalo da sessão do STF desta quarta-feira.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, Dirceu afirmou que Fux havia prometido absolvê-lo no julgamento do mensalão. O petista foi condenado a dez anos e dez meses de prisão pelo tribunal.
O ministro Marco Aurélio Mello foi o único a fazer comentários específicos sobre a situação de Fux – embora tenha lamentado as acusações de Dirceu. “É ruim para toda a magistratura. Algo que alcance, procedente ou não, um integrante da magistratura, coloca em cheque o Judiciário.”
(Gabriel Castro, de Brasília)

STF acaba com sigilo de nomes de políticos investigados

Judiciário


Prática adotada em 2010 disponibilizava apenas as iniciais de suspeitos de crimes e era criticada por alguns ministros da Corte

Escultura A Justiça, de Alfredo Ceschiatti, no STF
Fachada do STF. Tribunal acabou com sigilo em nomes de investigados (Orlando Brito)
Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira extinguiu a prática que mantinha em sigilo o nome dos investigados em inquéritos criminais que tramitavam na Corte. Por sete votos a quatro, os ministros determinaram que as identidades dos investigados sejam reveladas desde o momento em que o inquérito é protocolado no STF.
De 2010 até agora, quando uma investigação chegava ao Supremo, a pessoa investigada era identificada apenas com as iniciais do nome, uma prática que acabava beneficiando políticos envolvidos em inquéritos e que têm foro privelegiado na Corte. O procedimento impedia que se identificasse o deputado, senador ou ministro do estado suspeito de algum crime. Como exemplo,  um inquérito aberto contra a deputada Jaqueline Maria Roriz (PMN-DF), flagrada em 2011 recebendo dinheiro de esquema de corrupção  no Distrito Federal, aparecia no site do Supremo apenas com as iniciais da parlamentar (JMR), o que dificultava sua identificação.
A partir da decisão desta quarta-feira, quando qualquer pessoa acessar o site do tribunal na internet poderá saber quem está sob investigação.
A regra que limitava a identificação dos investigados foi baixada em 2010 pelo então presidente do STF, Cezar Peluso, e foi bastante criticada. Antes dessa decisão, os suspeitos eram identificados normalmente. Na sessão, a maioria dos ministros entendeu que o "inquérito oculto" contrariava a publicidade exigida pela Constituição.
Votos - O ministro Marco Aurélio Mello, um dos primeiros a se manifestar contra o sigilo, afirmou que a medida evitaria inclusive dúvidas sobre a gravidade do crime investigado. "Com as iniciais, se passa a ver chifre em cabeça de cavalo, imaginar coisa pior", disse.
O presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, afirmou que publicar apenas as iniciais seria dar tratamento privilegiado a essas autoridades investigadas. "Estaríamos estabelecendo um privilégio que só vale para pessoas que detêm prerrogativa de foro", afirmou o presidente.
Vencido no julgamento, o ministro Luiz Fux defendeu que quando um inquérito é protocolado no STF, o investigado deve ser identificado apenas pelas iniciais. Caberia ao ministro escolhido para relatar o caso decidir se a identidade do suspeito seria ou não revelada.
Fux observou que 95% das denúncias são rejeitadas e a revelação dos nomes dos investigados pode trazer prejuízos para a imagem de uma pessoa que não se tornará réu. "Tendo em vista a proteção na fase de inquérito, cabe ao relator romper ou decretar o sigilo. Mas a regra geral, tendo em vista no que inquérito não há acusação substanciosa, é autuar com as iniciais", disse. "O direito vive para o homem e não o homem para o direito", acrescentou.
Publicidade - O ministro Dias Toffoli, que também votou contra a abertura imediata dos nomes, lembrou a divulgação da existência de uma investigação contra o então presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. De acordo com ele, o caso foi classificado como um inquérito por erro do tribunal. Neste caso, disse o ministro, houve a "publicidade da mentira".
Como consequência da decisão, a identidade dos investigados será revelada desde o início do inquérito. Isso só não ocorrerá se a investigação já chegar ao tribunal em sigilo. Outra possibilidade é o relator determinar o sigilo para garantir as investigações.
(VEJA Com Estadão Conteúdo)

Justiça bloqueia R$ 520 milhões de empresa de Maluf

Judiciário


Promotoria diz que medida evita transferência dos bens da Eucatex pela família do ex-prefeito para não pagar o que foi desviado da prefeitura de São Paulo

Jean-Philip Struck
Paulo Maluf
O deputado Paulo Maluf (PP): bloqueio de bens para assegurar devolução aos cofres públicos (Monica Zarattini/AE)
A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio de cerca de 520 milhões de reais em bens da Eucatex S/A Indústria e Comércio, empresa controlada pela família do ex-prefeito Paulo Maluf (PP), hoje deputado federal.
Segundo o Ministério Público, autor do pedido de bloqueio, a medida visa impedir que a família do ex-prefeito transfira bens da Eucatex para uma outra empresa, evitando o pagamento de indenizações por supostos desvios que aconteceram na administração de Maluf na capital paulista, estimados em cerca de 500 milhões de reais. O processo corre em segredo de Justiça.
A decisão judicial, da 4.ª Vara da Fazenda Pública, afirma, entretanto, que o bloqueio poderá ser revertido caso acarrete a quebra da Eucatex. No ano passado, a família Maluf registrou uma nova empresa, chamada ECTX, e anunciou que iria transferir para ela parte dos bens da Eucatex. Segundo a promotoria, a medida pretende blindar as propriedades e evitar o pagamento de ações que Paulo Maluf responde. Desde a criação da nova empresa, no ano passado, a Eucatex já teria transferido 320 milhões em bens para ECTX, de acordo com o Ministério Público.
Nos últimos anos, a Justiça brasileira determinou em diversas ocasiões o bloqueio de bens da família Maluf, entre eles propriedades dos filhos do ex-prefeito, mas a Eucatex, apesar de ter sido apontada como um dos destinos das verbas desviadas da prefeitura, vinha sendo poupada.
Eucatex - Fundada em 1951, a Eucatex é uma das maiores produtoras de pisos, divisórias, chapas de madeira, tintas e vernizes do Brasil. Tem mais de 2.400 funcionários e, em março deste ano, teve o valor de mercado avaliado em 790 milhões de reais. Já o patrimônio é de quase 1 bilhão de reais. A família Maluf detém quase 60% das ações ordinárias (com direito a voto) da Eucatex, segundo informações do site da empresa.
Já o conselho é presidido por Otávio Maluf, filho mais velho ex-prefeito. Também compõe o conselho o Flávio Maluf (que acumula ainda a função de diretor-presidente), o ex-ministro da Fazenda Delfim Neto e Heitor Aquino, ex-secretário dos ex-presidentes Ernesto Geisel e João Figueiredo.
Em nota divulgada na noite desta terça-feira, a Eucatex disse que vai “as medidas judiciais cabíveis para reverter a decisão”. A empresa também afirmou que o patrimônio da Eucatex cresceu após alguns dos seus bens terem sido transferidos para ECTX, o que contraria a afirmação do Ministério Público de que a empresa estaria sendo esvaziada.

Por fim, a Eucatex diz que é uma empresa “de capital aberto, com centenas de acionistas, dentre eles, o deputado federal Paulo Maluf, que não é diretor e nem mesmo membro do seu Conselho de Administração”.
(Atualizado às 2:10) VEJA

Senadores dos EUA anunciam acordo bipartidário sobre controle de armas

Atualizado: 10/04/2013 15:27 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia





Senadores dos EUA anunciam acordo bipartidário sobre controle de armas
Senadores dos EUA anunciam acordo bipartidário sobre controle de armas
Washington, 10 abr (EFE).- Os senadores americanos Pat Toomey e Joe Manchin anunciaram nesta quarta-feira um acordo bipartidário para reforçar o controle de antecedentes em todas as vendas comerciais de armas como meio de reduzir a violência armada no país.
A proposta de Toomey, republicano, e Manchin, democrata, tem apoio suficiente para ser aprovada tanto no Senado como na Câmara de Representantes, segundo disseram em entrevista coletiva.
Há um número substancial de republicanos na câmara que apoiam nossa proposta', disse Toomey perante os jornalistas.
Desde o massacre de Newtown, ocorrido em dezembro, foi reaberto nos EUA o debate sobre o controle de armas, um assunto que passou a ser uma das prioridades na agenda do presidente americano, Barack Obama.
Em comunicado, Obama felicitou ambos os senadores 'pela liderança em fazer um acordo bipartidário de bom senso em torno das verificações de antecedentes', pois farão com que as pesoas perigosas tenham mais dificuldade para ter acesso às armas.
'Esta não é a minha lei e há aspectos do acordo que preferiria que fossem mais estritos. Mas o acordo representa um progresso bipartidário bem-vindo e importante. Mostra que há gente boa em ambos os lados com relação ao assunto, e que embora não tenhamos que estar de acordo com tudo, sabemos que temos que fazer algo para deter a onda de violência armada', disse o presidente.
Obama ressaltou que ainda falta 'muito trabalho por fazer', um trabalho que tem que passar pelo Congresso, especialmente pelo Senado, para que finalize o debate do controle de armas.
Se for aprovada, a proposta bipartidária seria considerada como uma emenda à atual legislação sobre armas.
O acordo faria mais estrito o controle de antecedentes que a lei atual, mas é menos duro que o originalmente solicitado por Obama e os democratas do Congresso, que tratavam que fossem obrigatórias as revisões para quase todo tipo de vendas.
Segundo explicou Manchin, a proposta prevê também aumentar o financiamento para a segurança nas escolas e impor mais restrições ao tráfico de armas.
'Esta emenda não aliviará a dor das famílias que perderam seus filhos nesse dia horrível ', disse Manchin sobre as 20 crianças e seis adultos que morreram na escola Sandy Hook de Newtown pelos disparos de Adam Lanza, um jovem que horas antes matou a sua própria mãe e acabou se suicidando.
'Mas ninguém, nem um de nós neste grande Capitólio, com boa consciência, pode sentar-se e não tentar prevenir que outro dia como aquele volte a acontecer', acrescentou.
Sob os termos do acordo alcançado pelos senadores, todas as verificações de antecedentes serão realizadas por comerciantes com licença federal de armas de fogo.
Esses comerciantes deverão verificar a validade da licença de armas de um comprador e comprovar seu registro.
Também será solicitado um registro das compras realizadas nas feiras de armas.
Além disso, a proposta estabelece a criação de uma comissão bipartidária para estudar os casos de massacres por violência armada e apresentar ao Congresso propostas legislativas que possam fazer frente a este tipo de incidentes.
'Temos uma cultura da violência e toda uma geração que fundamentalmente se desistabilizou. Temos que encontrar a maneira de mudar isto', acrescentou Manchin.
O líder da maioria democrata do Senado de EUA, Harry Reid, disse na terça-feira que programará para quinta-feira um voto de procedimento chave para iniciar o debate formal sobre o controle das armas, apesar da objeção dos opositores da medida.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Filme DOCUMENTARIO 4


Bolsa de Buenos Aires: Merval fecha em baixa de 0,34%

Atualizado: 10/04/2013 15:36 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia





Buenos Aires, 10 abr (EFE).- O índice Merval, da Bolsa de Comércio de Buenos Aires, fechou nesta quarta-feira em baixa de 0,34%, para 3.462,73 pontos.
Já o Índice Geral da Bolsa subiu 2,45%, para 204.234,95 pontos, e o Merval 25 recuou 0,25%, para 3.483,57 pontos.
No mercado de câmbio, o dólar se manteve estável, cotado a 5,10 pesos para compra e a 5,14 pesos para venda. EFE
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Uruguai aprova lei que permite casamento entre homossexuais

Atualizado: 10/04/2013 18:57 | Por Reuters, Reuters

Uruguai aprova lei que permite casamento entre homossexuais





MONTEVIDÉU, 10 Abr (Reuters) - O Congresso do Uruguai aprovou nesta quarta-feira uma lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, tornando-se o segundo país predominantemente católico da América Latina a fazê-lo.
Setenta e um dos 92 parlamentares na Câmara dos Deputados votaram a favor da proposta, uma semana após o Senado aprová-la por ampla maioria. Agora, vai à sanção do presidente do país, o ex-guerrilheiro José Mujica.
"Concordo que a família é a base da sociedade, mas também acredito que o amor é a base da família. E o amor não é nem homossexual nem heterossexual", disse o deputado da oposição Fernando Amado, do Partido Colorado, de centro-direita.
O Uruguai é o 12º país a aprovar uma lei deste tipo, de acordo com a organização Human Rights Watch. Na América Latina, a Argentina também aprovou o casamento gay, que é permitido na Cidade do México e em algumas partes do Brasil.
No Uruguai, uma nação de cerca de 3,3 milhões de pessoas, os críticos do projeto de lei incluem a Igreja Católica e outras organizações cristãs, que alegam que a permissão do casamento homossexual ameaça a instituição da família.
"Somos contra esse projeto de lei porque entendemos que distorce e muda a natureza da instituição do casamento", disse o deputado da oposição, Gerardo Amarilla.
Damian Diaz, um professor de 25 anos que tem um relacionamento sério com um homem, disse que estava animado com a mudança.
"Nós definitivamente vamos sentir agora que vivemos em um lugar onde somos reconhecidos por quem somos, onde nós temos mais respeito e mais aceitação", disse ele à Reuters TV.
(Por Malena Castaldi e Felipe Llambias, com reportagem adicional de Diego Perez)

veja mais

Senado aprova novos critérios para divisão do FPE

Atualizado: 10/04/2013 18:59 | Por Reuters, Reuters





BRASÍLIA, 10 Abr (Reuters) - O Senado Federal encerrou nesta quarta-feira a votação das novas regras para a distribuição das receitas do Fundo de Participação dos Estados (FPE), mantendo a atual fórmula de divisão até 2015 e criando novos critérios para o rateio de parte desses recursos entre 2016 e 2017.
Essa fórmula ainda terá de ser analisada pela Câmara dos Deputados até junho, segundo determinação do Supremo Tribunal Federal, sob pena de os repasses aos governos estaduais serem interrompidos.
Mesmo se houver a aprovação na Câmara, há risco de o tema ser judicializado porque a manutenção da atual fórmula de distribuição até 2015 contraria, na prática, a determinação do STF, que decretou a inconstitucionalidade da regra por se basear em percentuais fixos de divisão e não levar em conta o desenvolvimento regional desde a Constituição de 1988.
Os senadores, porém, argumentaram que não poderiam promover mudanças na atual fórmula para não prejudicar os Estados, que já contam com essas receitas para executar seus Planos Plurianuais (PPAs), aprovados em 2011 com previsão de receitas até 2015.
O relator do projeto aprovado, senador Walter Pinheiro (PT-BA), disse que os governadores montaram seus orçamentos anuais com base nesses critérios e que o PPA e o orçamento estadual são contratos que não podem ser rompidos por uma queda abrupta de receita, o que poderia ocorrer se a fórmula do FPE fosse modificada antes de 2015.
Outra mudança introduzida pelo projeto aprovado no Senado está na fórmula de reajuste dos valores arrecadados do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e repassados aos Estados pelo FPE.
A partir de 2016, os repasses serão corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acrescidos de 50 por cento da variação do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior (no caso 2014). Atualmente, essa correção se dá apenas pelo IPCA.
Pelo texto aprovado no Senado, os novos critérios de distribuição só serão aplicados sobre parte das receitas do fundo em 2016.
Os valores arrecadados acima do total distribuído pelo FPE em 2015 serão divididos por critérios que levam em conta o tamanho da população do Estado e a renda domiciliar per capita das Unidades da Federação.
Quanto maior a população e menor a renda domiciliar per capita, mais recursos desse excedente o Estado receberá.
EMENDAS
Os senadores rejeitaram duas emendas que poderiam modificar o texto do relator e que propunham mudanças nos critérios para a nova distribuição.
Uma das emendas analisadas e rejeitada foi a do senador José Agripino (DEM-RN), que propunha que em vez de usar a renda domiciliar per capita como critério para dividir a receita do FPE fosse aplicado o PIB per capita.
Outra emenda rejeitada e apelidada de "emenda Amapá" tentava modificar o peso dos critérios sugeridos por Pinheiro, o que poderia resultar em ganho maior para 17 Estados.
(Reportagem de Jeferson Ribeiro)

Bolsa do México: IPC fecha em alta de 0,93%

Atualizado: 10/04/2013 15:40 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia






Cidade do México, 10 abr (EFE).- O Índice de Preços e Cotações (IPC) da Bolsa Mexicana de Valores (BMV) fechou nesta quarta-feira em alta de 0,93%, para 44.380,83 pontos.
No pregão, foram negociados 473 milhões de títulos, com giro financeiro de 20,6 bilhões de pesos (US$ 1,7 bilhão). EFE
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Filme DOCUMENTARIO 3


EUA enviam condolências ao Irã por terremoto que deixou 37 mortos

Atualizado: 10/04/2013 15:46 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia





Trabalhos de busca são encerrados apenas um dia após terremoto no Irã
Trabalhos de busca são encerrados apenas um dia após terremoto no Irã
Washington, 10 abr (EFE).- O Governo dos EUA enviou nesta quarta-feira suas condolências ao povo do Irã pelo terremoto que atingiu, na terça-feira, a província de Buhehr, no sul do país, e que deixou 37 mortos e 950 feridos.
'Estamos profundamente entristecidos pela perda das vidas e a destruição que foi causada por este desastre', ressaltou em comunicado a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Caitlin Hayden.
Segundo a porta-voz, o Governo do presidente Barack Obama está 'disposto a ajudar o povo iraniano neste momento de necessidade'.
Os trabalhos de busca e resgate de vítimas do terremoto de 6,1 graus na escala Richter foram concluídos hoje com 37 mortos e 950 feridos confirmados, segundo as autoridades.
Uma réplica forte de 5,4 graus na escala Richter que aconteceu hoje na mesma zona às 12h29 local (4h59, horário de Brasília), deixou alguns feridos, mas não vítimas mortais, segundo a agência oficial 'Irna'.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Ativistas são detidos no Bahrein antes do GP de Fórmula 1, denuncia HRW

Atualizado: 10/04/2013 15:46 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia





Ativistas são detidos no Bahrein antes do GP de Fórmula 1, denuncia HRW
Ativistas são detidos no Bahrein antes do GP de Fórmula 1, denuncia HRW
Cairo, 10 abr (EFE).- Ativistas estariam sendo presos por autoridades do Bahrein, duas semanas antes da realização do Grande Prêmio de Fórmula 1, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo grupo Human Rights Watch (HRW) em comunicado.
A entidade, que cita fontes locais não identificadas, informou que grupos de policiais mascarados fazem rondas noturnas e também pela manhã, em locais próximos ao circuito de Sakhir. Isso sem que existam ordens de registro ou de detenção, como estipula a lei.
Segundo o HRW, há pelo menos 21 detidos, entre eles conhecidos organizadores de protestos antigovernamentais, a quem foi negada assistência legal durante os interrogatórios iniciais.
Dois dos detidos são acusados de crimes relacionados com a segurança nacional e o terrorismo, e por isso a justiça decidiu prolongar suas detenções por mais 60 dias. Já os outros sofrem acusações por participarem de reuniões ilegais e permanecerão por mais 45 dias sob custódia.
Outras sete pessoas foram detidas em postos de controle temporários montados pelas autoridades nas estradas que levam ao circuito.
A diretora do departamento da HRW no Oriente Médio, Sara Leah Whitson, afirmou na nota que as ações sugerem que os responsáveis pela prova estão mais preocupados em conter os ativistas por causa da corrida de Fórmula 1, do que tratar das 'reivindicações legítimas' dos manifestantes.
A organização lembrou que as rondas policiais são frequentes no Bahrein, cenário de protestos desde fevereiro de 2011, mas especificou que desde o dia 1º as autoridades perseguem especialmente os ativistas que moram próximos ao circuito do Grande Prêmio de F-1.
A HRW afirmou que a Polícia realizou 30 registros nos povoados de Dar Julaib, Shahrakan, Madinat, Hamad e Karzakan, próximas à pista.
O grupo declarou que os protestos no país aumentaram conforme a proximidade da data da corrida e que alguns acabaram com pessoas feridas em estado grave.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Capriles diz que rumores para gerar medo na Venezuela aumentarão

Atualizado: 10/04/2013 16:01 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia





Caracas, 10 abr (EFE).- O candidato opositor para as eleições presidenciais de domingo na Venezuela, Henrique Caprilles, disse nesta quarta-feira que nas próximas horas aumentarão os rumores e serão geradas campanhas do Governo para que os eleitores sintam medo.
'Agora, nestas próximas horas, os senhores vão ver como vão aumentar os rumores e vão começar a gerar campanhas para que as pessoas comecem a sentir medo', denunciou Capriles, que assegurou que o Governo sempre impôs estes obstáculos.
Durante um ato de campanha no estado de Mérida, o líder opositor lembrou que faltam apenas quatro dias 'para o novo amanhecer' e para 'anunciar que há um novo presidente' na Venezuela.
'Nós precisamos ser firmes, aqui ninguém pode sentir medo, aqui o que temos que fazer é fortalecer a nossa fé, nossa esperança e no domingo, demonstrar a coragem de Mérida e da Venezuela', apontou o candidato de 40 anos.
Capriles formulou a declaração horas depois do presidente do Parlamento, Diosdado Cabello, denunciar no canal do Estado que a oposição está desenhando um plano para não reconhecer os resultados das eleições de domingo.
Cabello advertiu que 'eles (oposição), sabendo que vão perder, se preparam para não reconhecer o triunfo' do presidente encarregado e candidato chavista, Nicolás Maduro.
Cabello disse que o partido Primeiro Justiça, ao qual Caprilles pertence, e uma organização que se apresenta como defensora do voto na Venezuela, chamada 'Esdata', se uniram para desobedecer o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
Por sua vez, Maduro reiterou em seus últimos discursos de campanha que há um plano para desestabilizar o país e sabotar as eleições e denunciou que um suposto grupo de mercenários pagos pela 'direita salvadorenha' e associados com a oposição pretende cometer homicídios na Venezuela, incluindo o seu.
Capriles afirmou hoje que há muitos projetos que o Governo não concluiu no estado Mérida como um hospital, uma estrada e casas e advertiu a seus seguidores que não devem crer que agora cumprirão com o prometido.
'Sabemos que há muitos problemas e que todos esses problemas se agravaram nos últimos dias', apontou.
Os venezuelanos estão convocados para novas eleições no próximo domingo para escolher o sucessor do falecido governante Hugo Chávez, em um processo no qual concorrem sete candidatos, e Maduro e
Capriles lideram as pesquisas de intenções de voto. EFE

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados


Bolívia investirá em infraestrutura para sediar o rali Dacar 2014

Atualizado: 10/04/2013 15:53 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia





Bolívia investirá em infraestrutura para sediar o rali Dacar 2014
Bolívia investirá em infraestrutura para sediar o rali Dacar 2014
La Paz, 10 abr (EFE).- O presidente boliviano, Evo Morales, declarou nesta quarta-feira que o rali Dacar 2014 é uma prioridade nacional, anunciando investimentos em diversos setores como eletricidade, fornecimento de água e comunicações no Salar de Uyuni, por onde a competição passará no ano que vem.
Morales assinou um decreto na reunião semanal de seu Conselho de Ministros com o propósito de acelerar os investimentos necessários no deserto de sal, de 10 mil quilômetros quadrados, situado no sudoeste da Bolívia.
Além do país presidido por Evo Morales, Argentina e Chile também receberão a prova em 2014.
O governo boliviano contratará de forma direta uma empresa que queira instalar eletricidade em Uyuni, com investimento de US$ 1,5 milhão e outra que seja responsável pelo serviço de fornecimento de água potável, com US$ 1,1 milhão para investir.
Também será instalada conexão para internet banda larga, mas isso está pendente da definição da instalação de um sistema de comunicação e iluminação para o aeroporto de Uyuni, segundo a informação dada pelo presidente.
Os competidores ficarão durante dois dias no Salar de Uyuni, que detém a maior reserva mundial de sal e está situada a 3.653 metros de altitude.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Dólar sobe em relação a euro e iene

Atualizado: 10/04/2013 17:32 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia





Nova York, 10 abr (EFE).- O dólar subiu nesta quarta-feira em
relação ao euro e ao iene em um dia no qual foram divulgadas as atas
do Federal Reserve (Fed) de sua última reunião de política monetária
e que indicam que poderia parar com suas ações de estímulo monetário
antes do previsto.
Ao fim do segundo pregão da semana, o euro era negociado a US$
1,3071, frente à cotação de ontem, que foi de US$ 1,3082.
Já em relação à moeda japonesa, o dólar passou a valer 99,780
ienes, frente aos 99,030 ienes do pregão anterior.
Confira a cotação do dólar nesta quarta-feira:.
.
MOEDA CÂMBIO ANTERIOR.
------ ------ --------.
EURO/DÓLAR 1,3071 1,3082.
DÓLAR/IENE 99,7800 99,0300.
DÓLAR/LIBRA ESTERLINA 0,6522 0,6527.
DÓLAR/FRANCO-SUÍÇO 0,9326 0,9326.
DÓLAR/DÓLAR CANADENSE 1,0143 1,0163. EFE
jem/id
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Temperatura no Brasil


°F  | °C
Cidades

FIlme DOCUMENTARIO 2


Brasil domina premiação do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa

Atualizado: 10/04/2013 18:27 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia





Lisboa, 10 abr (EFE).- O longa-metragem 'Coleção Invisível', de Bernard David Attal, e o curta 'Cowboy', de Tarcísio Lara Puiati, ambas produções brasileiras, arrebataram nesta quarta-feira os dois principais prêmios do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa (FESTin).
O prêmio CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) foi entregue para outra obra brasileira, 'Cartas para Angola', produção conjunta de Coraci Ruiz e Júlio Matos
'A Coleção Invisível', protagonizado por Vladimir Brichta e Walmor Chagas, mostra a história de um jovem comerciante de antiguidades que viaja à Bahia procurando resolver seus problemas financeiros e redescobre um pouco de sua história familar.
Já em 'Cowboy', o personagem que protagoniza a obra, relata diferentes episódios de sua vida, transitando entre a realidade e a ficção.
Além destes prêmios, Leandra Leal e Lázaro Ramos foram agraciados nas categorias melhor atriz e melhor ator, respectivamente. Leandra venceu por sua atuação no filme 'Bonitinha, mas ordinária', enquanto Lázaro pelo trabalho em 'O Grande Kilapy'.
Fernanda Montenegro recebeu menção especial por seu papel no curta-metragem 'A Dama do Estácio'. Outra obra brasileira, 'Colegas', de Marcelo Galvão, recebeu tanto menção especial, como o prêmio do público.
Os dois prêmios principais do FESTin contaram com prêmio em dinheiro arrecadado através de campanha de financiamento coletivo ('crowdfunding'), que permitiu a entrega de 2,5 mil euros para o melhor longa e 500 euros para o melhor curta.
Na quarta edição do festival, que reúne obras de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste foram exibidos 80 filmes e na mostra competitiva foram inscritos 11 longas e 20 curtas. EFE
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Messi sai do banco, muda jogo com PSG e ajuda Barça a garantir vaga nas semis

Atualizado: 10/04/2013 18:27 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia






Barça sai perdendo, mas consegue empate e está nas semifinais da 'Champions'
Barça sai perdendo, mas consegue empate e está nas semifinais da 'Champions'
Barcelona, 10 abr (EFE).- Lionel Messi não é nenhum super-herói, mas exerceu o papel de um nesta quarta-feira ao entrar em campo no segundo tempo do jogo de volta entre Barcelona e Paris Saint-Germain pelas quartas de final da Liga dos Campeões e iniciar o lance que gerou o gol do empate em 1 a 1, resulyado que levou o time catalão às semifinais da competição.
Com o resultado obtido hoje no estádio Camp Nou e o 2 a 2 da partida de ida, na semana passada, em Paris, o Barça continua vivo no torneio graças ao critério do 'gol qualificado' - número de gols marcados na casa do adversário.
'Super-Messi' e seus 'ajudantes' continuam em busca da taça perdida nas semifinais em 2012, quando a equipe foi eliminada pelo Chelsea, e conhecerão o próximo 'inimigo' na sexta-feira. Às 7h (de Brasília), a Uefa realizará o sorteio dos confrontos que decidirão os finalistas do torneio continental.
Já o PSG terá que se conformar com uma missão 'menor', o título do Campeonato Francês, do qual é líder com oito pontos de frente para o concorrente mais próximo. Fica para os comandados de Carlo Ancelotti o consolo de que a recompensa será boa, de até 400 mil euros para cada jogador caso a taça seja conquistada.
Dúvida para a partida devido a uma lesão na coxa direita, Messi começou no banco. O ataque do Barcelona teve Fàbregas, Pedro, que também não tinha presença garantida, e Villa. Na proteção à base, o lateral Adriano teve que atuar improvisado na zaga devido às ausências de Puyol e Mascherano.
No 'inimigo', a única ausência entre os considerados titulares foi de Matuidi. Ancelotti então trocou a dupla de volantes em relação ao jogo de ida. Beckham também perdeu seu lugar, e Verrati e Thiago Motta foram escalados.
Ciente de que só a vitória interessava, a equipe francesa buscou o ataque desde o começo, enquanto o Barça, que nunca se limita a defender, também saiu para o jogo. Com isso, a partida foi movimentada desde o começo.
Logo aos minutos do primeiro tempo, Xavi teve falta para cobrar na entrada da área. O meia chutou com categoria e acertou a rede, mas pelo lado de fora. A 'luta contra o mal' não seria assim tão fácil.
Dois minutos, veio a resposta. Lavezzi aproveitou erro de Busquets e acelerou pelo meio com liberdade, mas adiantou demais e facilitou o trabalho de Valdés. Era apenas o primeiro trabalho em uma tarde agitada para o arqueiro do time anfitrião.
O PSG se fazia mais presente no ataque, mas quase foi surpreendido aos 12 minutos. Iniesta pegou sobra de muito longe, mas viu Sirigu adiantado e decidiu arriscar. A bola passou muito perto do travessão.
Mesmo não sendo o seu ponto forte, pelas circunstâncias da batalha, o Barcelona apostava em alguns contra-ataques. Aos 23, Pedro recebeu na área pela esquerda e finalizou, mesmo com pouco ângulo. Sirigu defendeu e a bola voltou para o atacante, que bateu para fora.
A equipe de Paris respondeu logo na sequência, aos 24, com a melhor chance do primeiro tempo. Ibrahimovic, a grande força do PSG, descolou lindo passe para Lavezzi, que colocou na frente e, mesmo caindo, arrematou rasteiro para grande intervenção de Valdés.
Os visitantes então esboçaram uma pressão e levaram perigo com duas cabeças seguidas, aos 27 e aos 28 minutos. Primeiro foi Lucas quem tentou, e depois, Alex. Nas duas, o arqueiro espanhol, 'escudo' dos donos da casa, defendeu bem.
A batalha continuou movimentada, mas a bola ia de intermediária a intermediária, sem que os goleiros aparecessem muito. Lucas rompeu a inércia com boa jogada pela 41, deixando dois marcadores para trás na direita até sofrer falta. Após uma pequena conferência, Ibrahimovic foi o escolhido para bater, mas carimbou o muro, ou melhor, a barreira.
Como em toda briga entre 'heróis' e 'vilões', os 'bandidos' tiveram a vitória nas mãos primeiro. Ibrahimovic lançou rasteiro para Pastore, que arrancou pela esquerda e tocou por cima na saída de Valdés para fazer 1 a 0.
O Barça sentiu o golpe, e o PSG poderia ter feito o segundo gol oito minutos depois, mais uma vez com Lavezzi. O argentino recebeu na grande área e poderia ter rolado para Lucas, livre na direita, mas preferiu finaliza, pegou mal e errou o alvo por muito.
Foi então que o 'capitão' Tito Vilanova enfim mandou 'Super-Messi' a campo, sacando Fàbregas. 'Ferido', Adriano também teve que sair, dando lugar ao jovem Bartra.
Como não poderia deixar de ser, o Barça passou a sufocar o adversário. Em dois bate-rebates seguidos na área de defesa, aos 19 minutos, o PSG conseguiu se salvar. No segundo deles, Sirigu espalmou bonito após tentativa de Iniesta.
Com Messi no gramado, o Barcelona voltou a ser Barcelona, trocando passes com paciência, como quem parecia que o gol sairia a qualquer momento. E saiu, aos 25.
O 'herói' iniciou o lance pelo meio e tocou na área para Villa, que ajeitou para Pedro. O camisa 17 arrematou no canto esquerdo e acertou o principal golpe sofrido pelo 'inimigo', deixando tudo igual.
Acostumado às grandes batalhas, a 'Liga Barcelona de Heróis' não baixou a guarda e passou a usar seu principal 'poder', o toque de bola que cansa qualquer adversário.
O PSG já mostrava abatimento, mas, como qualquer 'inimigo', era traiçoeiro. Aos 32 minutos, Ibra encontrou Lavezzi livre na direita, mas como nessa 'guerra' também há regras, a tentativa foi invalidada porque o argentino estava impedido.
Iniesta, outro dos principais 'mocinhos' da equipe catalã, tentou dar o golpe de misericórdia. Aos 41 minutos, o meia fez grande jogada pela esquerda, driblou Jallet e bateu cruzado, mas errou o alvo.
Foi necessário então resistir até o fim. O 'inimigo' ainda teve um último suspiro, aos 47, mas se atrapalhou como qualquer grande vilão. Van der Wiel tinha espaço para cruzar para a área, mas tentou mais um drible e ficou sem a bola.
Ficha técnica:.
Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Adriano (Bartra) e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Fàbregas (Messi), Pedro e Villa (Song). Técnico: Tito Vilanova.
Paris Saint-Germain: Sirigu; Jallet (Van der Wiel), Thiago Silva, Alex e Maxwell; Verrati (Beckham), Thiago Motta, Lucas e Pastore; Lavezzi (Gameiro) e Ibrahimovic. Técnico: Carlo Ancelotti.
Árbitro: Bjorn Kuippers (Holanda), auxiliado pelos compatriotas Sander van Roekel e Erwin Zeinstra.
Cartões amarelos: Adriano (Barcelona); Lavezzi, Thiago Silva e Beckham (Paris Saint-Germain).
Gols: Pedro (Barcelona); Lavezzi (Paris Saint-Germain).
Estádio: Camp Nou, em Barcelona (Espanha).
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Filme DOCUMENTARIO


Parlamento uruguaio aprova lei que permite casamento entre homossexuais

Atualizado: 10/04/2013 18:29 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia






Montevidéu, 10 abr (EFE).- A Câmara dos Deputados do Uruguai referendou nesta quarta-feira o projeto de lei aprovado há uma semana no Senado que autoriza o casamento entre homossexuais no país, que se transforma assim no 12ª a adotar essa medida e no segundo na América Latina, depois apenas da Argentina.
A Lei de Casamento Igualitário, criticada pela Igreja Católica uruguaia, foi aprovada com o voto a favor de 71 dos 92 parlamentares presentes na sessão e em meio à comemoração, nas tribunas da Câmara, de defensores dos direitos dos homossexuais e de pessoas e casais beneficiárias pela decisão.
Fontes legislativas informaram à Agência Efe sobre o resultado da votação, que foi realizada após quatro horas de sessão parlamentar que esteve repleta de polêmica.
A aprovação aconteceu graças não apenas ao voto do bloco governista de esquerda Frente Ampla, incentivador da iniciativa, mas também de um bom número de parlamentares opositores.
Um dos aspectos controvertidos foram as observações que o deputado opositor Jaime Trobo, do Partido Nacional (Blanco), fez do procedimento legal pelo qual se chegou à aprovação.
As fontes legislativas disseram que durante a discussão os legisladores admitiram que a lei aprovada no Senado continha erros, o que em teoria deveria ter forçado os deputados a realizar mudanças e a convocar uma nova votação em uma sessão conjunta das duas Câmaras.
Como solução, 'a Frente Ampla disse que, assim que a lei for promulgada, vai redigir um termo modificativo desta' para sua posterior aprovação, acrescentaram as fontes.
A respeito, Trobo afirmou: 'não se podem votar coisas com pleno conhecimento de que vamos ter que modificar esses erros jurídicos ou horrores jurídicos'.
A polêmica lei foi aprovada originalmente no final do ano passado na Câmara dos Deputados com 81 de 87 votos, mas ao ser referendada na semana passada pelo Senado, com 23 de 31 votos, sofreu algumas pequenas modificações.
Por isso foi necessário que a câmara baixa ratificasse o novo texto antes de o presidente José Mujica promulgá-lo.
A nova lei especifica que a instituição do casamento 'representaará a união de duas pessoas, qualquer que seja a identidade de gênero ou orientação sexual destas, nos mesmos termos, com iguais efeitos e formas de dissolução estabelecidos até o presente pelo Código Civil'.
Um de seus aspectos mais chamativos é a regulamentação sobre a ordem dos sobrenomes que deverão ser usados pelos filhos dos casais homossexuais, que será estipulado pelos dois cônjuges ou mediante sorteio em caso de falta de acordo, o que valerá também para os casamentos heterossexuais.
Também gera controvérsia o direito dos filhos de reconhecer seu pai biológico no caso de a mãe, casada com outra mulher, o ter em uma gravidez pela relação com um homem, mas não no caso do método de fertilização 'in vitro', por causa do sigilo da identidade dos doadores de esperma.
No meio do processo legislativo, a Igreja Católica pediu aos legisladores que professam essa religião a não votar em uma iniciativa que, segundo sua opinião, vai 'contra o projeto de Deus'.
Nesta quarta-feira, a Conferência Episcopal Uruguaia lembrou, além disso, as críticas que o papa Francisco fez a uma lei similar aprovada em 2010 na Argentina quando era arcebispo de Buenos Aires.
O casamento homossexual é legal em Espanha, Holanda, Bélgica, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal, Islândia, Dinamarca e Argentina, assim como em seis estados dos Estados Unidos, na Cidade do México e no estado mexicano de Quintana Roo. EFE
rac/id
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

CR7 se isola na artilharia da Liga dos Campeões e desbanca lenda do Real

Atualizado: 10/04/2013 18:41 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia





CR7 se isola na artilharia da Liga dos Campeões e desbanca lenda do Real
CR7 se isola na artilharia da Liga dos Campeões e desbanca lenda do Real
Madri, 10 abr (EFE).- Com os dois gols marcados na derrota para o Galatasaray por 3 a 2, o português Cristiano Ronaldo se isolou na artilharia da Liga dos Campeões com 10 gols, e chegou aos 50 na história da competição, superando o lendário craque do Real Madrid Alfredo di Stéfano.
Atrás do craque da equipe espanhola estão Burak Yilmaz - que não jogou ontem por estar suspenso -, do Galatasaray, e Lionel Messi, do Barcelona, que também não balançou as redes nesta semana. Os dois jogadores têm oito gols marcados.
Na terceira colocação na tabela de artilheiros agora está, de maneira isolada, Robert Lewandowski, do Borussia Dortmund, que fez o primeiro gol da sua equipe na vitória sobre o Málaga por 3 a 2, e chegou aos seis na competição.
Os principais brasileiros na tabela de artilheiros seguem sendo os atacantes Alan, do Braga, e Jonas, do Valencia. A dupla marcou cinco gols cada na competição, mas ambos já estão eliminados. Entre os jogadores do país 'vivos' na busca pelo título, o artilheiro é Felipe Santana, do Borussia Dortmund, que fez dois gols, o segundo justamente o que classificou sua equipe, aos 49 minutos de jogo.
Confira os principais artilheiros da Liga dos Campeões da Europa.
- Com 11 gols: Cristiano Ronaldo (Real Madrid).
- Com 8 gols: Lionel Messi (Barcelona) e Burak Yilmaz (TUR) (Galatasaray).
- Com 6 gols: Robert Lewandowski (Borussia Dortmund).
- Com 5 gols: Thomas Müller (Bayern de Munique); ALAN (Braga); Ezequiel Lavezzi (Paris Saint-Germain) e JONAS (Valencia).
- Com 4 gols: Claudio Pizarro (Bayern de Munique), Lukas Podolski (Arsenal); Marco Reus (Borussia Dortmund); OSCAR (Chelsea); Fabio Quagliarella (Juventus); Konstantinos Mitroglou (Olympiacos); Karim Benzema (Real Madrid); Eliseu (Málaga); Klaas Jan Huntelaar (Schalke 04), WILLIAN (Shakhtar Donetsk) e Roberto Soldado (ESP) (Valencia).
- Com 3 gols: Sliem De Jong (Ajax); Toni Kroos (Bayern de Munique); Fernando Torres e Juan Mata (Chelsea); Rui Pedro (Cluj); Arturo Vidal (Juventus); Isco (ESP) e Joaquín (ESP) (Málaga); Robbie Van Persie e Javier Hernández (Manchester United); LUIZ ADRIANO (Shakhtar Donetsk); Jackson Martínez (Porto); Zlatan Ibrahimovic e Javier Pastore (Paris Saint Germain).
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Em frente ao Capitólio, milhares de pessoas exigem reforma migratória nos EUA

Atualizado: 10/04/2013 18:51 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia





María Peña.
Washington, 10 abr (EFE).- Milhares de ativistas e famílias de imigrantes se manifestaram nesta quarta-feira na capital dos Estados Unidos e em 18 estados do país para exigir que o Congresso aprove uma reforma migratória que permita a legalização e eventual concessão da cidadania americana a imigrantes ilegais.
Gritando expressões de ordem como 'Chegou a hora' (lema da passeata), 'Sim, é possível', 'Não mais deportações' e 'Cidadania para 11 milhões de imigrantes', os manifestantes - alguns carregando uma estátua de Nossa Senhora de Guadalupe - se concentraram em frente ao Capitólio, sede do Congresso, para exigir 'dignidade' para os estrangeiros clandestinos.
'Na união está a força e, se estamos unidos, sim, é possível e vamos conseguir. Este é o momento', disse o senador democrata por Nova Jersey, Bob Menéndez, um dos membros do 'Grupo dos 8' do Senado que negocia um plano reformista.
Por sua vez, o legislador democrata por Illinois, Luis Gutiérrez, destacou o peso eleitoral dos hispânicos em novembro do ano passado, que contribuiu para a reeleição do presidente Barack Obama.
'Esse voto também foi dado com muita esperança e confiança' que Obama cumprirá sua promessa de 2008 sobre a reforma migratória, acrescentou Gutiérrez.
À imprensa, Menéndez disse que o chamado 'Grupo dos 8', que elabora um plano reformista, espera apresentá-lo na próxima segunda ou terça-feira.
O Comitê Judicial do Senado realizará a primeira audiência sobre a reforma migratória no dia 17 deste mês, mas vários líderes republicanos, entre eles o senador Jeff Sessions, exigem um processo mais ponderado de audiências.
O projeto prevê, entre outros elementos, a legalização e eventual cidadania dos imigrantes ilegais que reúnam uma série de requisitos, o reforço da vigilância na fronteira e sanções para empresas que, com pleno conhecimento, contratem imigrantes ilegais. A Câmara dos Representantes também elabora sua própria versão.
A manifestação, à qual compareceram pessoas de vários estados em centenas de ônibus, adquiriu um ambiente de festa sob o sol escaldante, com a participação do grupo musical Santa Cecilia - que apresentou uma música em homenagem aos imigrantes-,
Segundo o grupo Casa de Maryland, o encontro contou com a participação de 'mais de 100 mil' pessoas, mas as autoridades policiais em Washington não confirmaram esse dado. EFE
mp/id
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Chapéus e camisas de futebol são destaque em campanha eleitoral da Venezuela

Atualizado: 10/04/2013 19:09 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia





Chapéus e camisas de futebol são destaque em campanha eleitoral da Venezuela
Chapéus e camisas de futebol são destaque em campanha eleitoral da Venezuela
Caracas, 10 abr (EFE).- As camisas de futebol e os chapéus típicos se transformaram em animadores involuntários da intensa campanha eleitoral venezuelana, na qual os candidatos adotaram um estilo informal na batalha para chegar à Presidência do país.
Em eleições marcadas pelo luto após a morte de Hugo Chávez, o candidato governista, Nicolás Maduro, percorre o país com uma coleção de chamativos chapéus, geralmente típicos da região que visita.
Um exemplo disso aconteceu nesta semana, quando abriu um ato no estado de Vargas com um chapéu de palha que levava um pássaro artificial na parte superior, após ter dito no início da campanha que Chávez tinha aparecido para ele em forma de 'passarinho'.
Em um ato no fim de semana no estado do Amazonas, com ampla população indígena, surpreendeu ao levar em sua cabeça um colorido chapéu de plumas, presente de um grupo de aborígines da região.
'Eu sinto estes símbolos em minha alma', disse levando suas mãos ao chapéu. 'Eu sou Maduro, o índio braço duro', afirmou em meio aos aplausos da multidão.
Maduro, um homem forte e alto, dono, além disso, de um espesso bigode, abandonou os trajes de sua época de chanceler e após ser escolhido por Chávez como seu herdeiro político, adotou um estilo informal, onde mandam as guayaberas (camisas típicas) e a cor vermelha característica do chavismo.
Com chapéus que o distinguem da multidão nas caravanas de campanha que realiza diariamente, Maduro canta, dança e até se encoraja a contar lembranças, imitando o estilo de Chávez.
Este homem de 50 anos e com reputação de hábil negociador é o favorito para as eleições deste domingo, com uma vantagem nas pesquisas de pelo menos 10% frente a seu maior rival, o líder opositor Henrique Capriles.
Seu bigode e seu recente escolha pelos chapéus implicaram em comparações com o deposto presidente hondurenho José Manuel Zelaya.
Por sua vez, Capriles mantém o estilo informal da campanha de outubro, usando o característico boné tricolor junto com camisas da seleção venezuelana de futebol e das equipes das cidades que visita.
Na semana passada, apareceu com a camisa de listras pretas e brancas do Zamora em sua visita a Barinas, a terra natal de Chávez.
Capriles vestiu essa camisa apesar do patrocinador da equipe ser a companhia petrolífera estatal 'PDVSA' e o presidente do clube é Adelis Chávez, um dos cinco irmãos de Hugo Chávez.
'Barinas derrotou o medo. Aqui está o futuro. Aos que achavam que não tínhamos povo em Barinas, aqui está o povo', disse nessa oportunidade.
De acordo com os especialistas, a contradição o uso de uma camisa com o logo da PDVSA e a decisão de chamar Simón Bolívar para seu comando de campanha, mostram um chamado à unidade em um país fortemente dividido.
'Ao se colocar uma camisa da PDVSA, tenta enviar uma simbologia que não existem parcelas próprias do chavismo. Está buscando enviar uma mensagem de integração e de convocar os independentes', declarou à Agência Efe o analista Luis Vicente León, presidente da empresa de consultoria Datanálisis.
Com esta estratégia, pretende reduzir a brecha que preveem as enquetes e a aumentar os votos obtidos em outubro, quando apesar de ficar a 11 pontos de Chávez, alcançou a melhor votação da oposição na era chavista.
Entre chapéus e camisas, Capriles e Maduro seguirão percorrendo o país até 11 de abril, quando termina a campanha.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Temporada de furacões do atlântico deve ser 75% mais ativa que o normal

Atualizado: 10/04/2013 19:29 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia






Mar Gonzalo.
Miami (EUA), 10 abr (EFE).- A temporada de furacões no Atlântico - que começa em junho e dura até novembro - será 75% mais ativa do que o normal, devido, em parte, ao inverno ameno que não resfriou as águas do oceano, aumentando a probabilidade de furacões de categoria elevada chegarem a países do Caribe e aos Estados Unidos, informou nesta quarta-feira a Universidade do Estadual do Colorado.
'Prevemos que a temporada de furacões de 2013 na bacia atlântica terá uma maior atividade em comparação com a média do período entre 1981-2010', resumiram hoje em uma apresentação pela internet os especialistas Philip Klotzbach e William Gray, responsáveis pela pesquisa sobre a temporada de furacões realizada há 30 anos pela universidade.
Segundo eles, uma temporada padrão tem 12 tempestades com nome próprio (tempestades tropicais), das quais 6,5 chegam a se tornar furacões e duas alcançam categorias superiores (de 3 a 5 na escala de Saffir-Simpson, com ventos a partir de 178 km/h).
Os cálculos para este ano, no entanto, prevêem 18 tempestades com nome, das quais nove chegarão a furacão e quatro alcançarão categorias superiores.
Caso a previsão esteja correta, esta temporada será mais ativa que a última, que apesar de ter tido 19 tempestades tropicais e 10 furacões, apresentou apenas dois de categorias superiores, 'Michael' e o devastador 'Sandy', que causou a morte de pelo menos 147 pessoas.
Outra forma de medir a intensidade das temporadas de furacões é contabilizar o número de dias. A média dos últimos 30 anos na bacia atlântica é de que durante 60 dias haja alguma tempestade tropical ativa - 21,3 dias de furacões e 3,9 dias de furacões superiores.
Em 2013, deve haver 95 dias (mais de três meses) de tempestades tropicais ativas - 40 dias de furacões e 9 dias de furacões de maior intensidade.
Para os especialistas, o aumento da atividade durante a temporada de furacões se deve ao fato de que este tipo de frente atmosférica 'se alimenta' de águas quentes.
'As águas do Atlântico tropical estão se aquecendo de forma anormal nos últimos meses, e parece que as possibilidades de ocorrência de um fenômeno como o 'El Niño' entre junho e novembro são muito pequenas', explicou Klotzbach ao apresentar o relatório.
'Antecipamos uma probabilidade superior à média de que furacões de alta intensidade toquem terra ao longo da costa dos Estados Unidos e do Caribe', acrescentou.
Os especialistas também observaram que, desde 1900, antes de apenas cinco temporadas foram registradas condições atmosféricas semelhantes às deste ano (1915, 1952, 1966, 1996 e 2004). No total, quatro foram realmente mais ativas do que o habitual.
Quanto às possibilidades de que toque terra nessa temporada um furacão de categoria maior - o que é a grande preocupação -, os especialistas afirmam que no Caribe as chances são de 61%, contra a média de 42%.
Já a mesma probabilidade para os Estados Unidos chega a 72% (contra a média de 52%). No litoral leste, as chances são de 48% (31% de média), e no Golfo do México, de 47% (30%).
A pesquisa completa foi publicada no site 'www.e-transit.org/hurricane'. EFE
mgl/apc/id
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Guido Mantega confia que desaceleração da inflação siga até o fim do ano

Atualizado: 10/04/2013 18:43 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia





Brasília, 10 abr (EFE).- O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se mostrou satisfeito nesta quarta-feira com a desaceleração da inflação em março, garantindo que confia que esse ritmo vá se manter até o fim do ano, com controle do governo.
'Estamos atentos porque ela (inflação) é prejudicial a toda economia brasileira', disse o titular da pasta, em entrevista coletiva realizada em Brasília, após reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial.
Mantega lembrou que a inflação alta afeta 'aos trabalhadores, que pagam produtos mais caros, e aos empresários, porque têm dificuldades de calcular custos e viabilizar projetos'.
'A boa noticia é que o IPCA de março foi menor que o de fevereiro e menor que o de janeiro. Estamos com trajetória de redução da inflação', completou o ministro da Fazenda.
O titular da pasta ressaltou que a alta dos preços dos alimentos em março acabou evitando uma maior desaceleração da inflação, que foi de 0,47% no último mês, fazendo com que o acumulado no primeiro trimestre de 2013 chegasse a 1,94%. Nos últimos 12 meses, a inflação registrada é de 6,59%
Os dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a taxa acumulada desde março de 2012 superou, pela primeira vez desde 2011, o teto de 6,5% previsto pelo governo.
Mantega admitiu que 'em breve', serão anunciados incentivos para os setores químico e de produção de cana de açúcar. O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, completou que estes benefícios estarão ligados a metas, visando também 'melhorar a competitividade da economia brasileira'. EFE
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Niks'


Series On line






Series On line

Series On line

Series On line

Series On line

Series On line

Series On line

Polícia dos EUA mata homem que fez 4 bombeiros reféns

Atualizado: 10/04/2013 20:21 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia

Polícia dos EUA mata homem que fez 4 bombeiros reféns




Washington, 10 abr (EFE).- Um homem armado que fizera quatro bombeiros reféns em sua casa nos arredores de Atlanta, na Geórgia, morreu nesta quarta-feira em uma troca de tiros com agentes especiais, informaram autoridades locais.
Um dos agentes especiais levou um tiro e foi levado ao hospital, mas não corre risco de morrer, indicou a jornalistas Ed Ritter, o porta-voz da Polícia do condado de Gwinnett, onde ocorreu o incidente.
O homem armado, que não foi identificado, reteve durante horas os quatro bombeiros enquanto forças de segurança locais e federais debatiam como resolver a situação.
Por fim, após determinar que os reféns corriam 'perigo iminente', uma equipe de agentes especiais provocou uma explosão para 'distrair o suspeito e entrar no imóvel', o que gerou 'ferimentos superficiais' nos bombeiros, segundo Ritter.
O homem armado morreu minutos depois em um fogo cruzado com os agentes, acrescentou.
Ritter ressaltou que haverá uma investigação sobre o caso e evitou dar muitos detalhes até sua conclusão, mas revelou que o aparente motivo do sequestro foi o corte da eletricidade em sua casa, que, de acordo com a emissora 'CNN', é objeto de uma execução hipotecária.
'Aparentemente, (o suspeito) estava atravessando problemas financeiros e teve sua luz cortada. Ele queria que a eletricidade fosse reativada e por isso fez isso', assinalou Ritter. EFE
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados