terça-feira, 2 de abril de 2013

EUA movem navio de guerra e radar para monitorar Coreia do Norte

Extremo Oriente VEJA

EUA movem navio de guerra e radar para monitorar Coreia do Norte

Coreia do Sul também revelou plano para neutralizar possíveis ataques

Imagem divulgada nesta terça-feira (12), mostra o líder norte-coreano Kim Jong Un acenando ao lado de militares durante inspeção a um dos departamentos de defesa do país
Imagem divulgada nesta terça-feira (12), mostra o líder norte-coreano Kim Jong Un acenando ao lado de militares durante inspeção a um dos departamentos de defesa do país - KCNA/AP
A marinha americana posicionou um navio de guerra e um radar de plataforma marítima perto da costa da Coreia do Norte. A informação foi divulgada nesta segunda-feira por uma fonte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O objetivo é monitorar os movimentos militares do governo de Pyongyang, incluindo possíveis lançamentos de mísseis. Essa decisão pode ser a primeira de outras movimentações navais, informou a rede CNN.
O Pentágono também informou que os EUA vão continuar a realizar exercícios militares com a Coreia do Sul como parte de seu compromisso em manter a paz e a estabilidade na península coreana. Esses exercícios são mencionados por Kim Jong-un como motivo para as ameaças norte-coreanas contra o vizinho do sul e contra os EUA.  A fanfarronice das ameaças inclui vídeos com efeitos especiais toscos que mostram a destruição da Casa Branca e a invasão de Seul.



Embora especialistas duvidem que o país tenha capacidade para atingir a área continental dos EUA, afirmam que bases no Japão e na ilha americana de Guam estão no alcance das armas convencionais de Pyongyang. Washington, por sua vez, afirma que tem total condição de proteger seu território e o de seus aliados.
A Coreia do Sul, aliada dos americanos, também revelou nesta segunda seu plano para neutralizar possíveis ataques de sua vizinha, que faz parte do relatório anual sobre o conflito. O ministro da Defesa, Kim Kwan-jin, entregou à presidente sul-coreana, Park Geun-hye, um sistema antimísseis e novos satélites espiões, que permitirá ao exército do país lançar uma ação preventiva de defesa caso a Coreia do Norte mostre sinais de um ataque iminente. No encontro, a mandatária aproveitou para ordenar que o exército “responda com força” a qualquer ataque do Norte, sem levar em conta “considerações políticas”.
Os dois aliados respondem às sucessivas ameaças do ditador norte coreano Kim Jong-un a Seul e Washington. Pyongyang começou a engrossar sua retórica belicista no início de março, quando a ONU adotou novas sanções por causa da realização de um novo teste nuclear em fevereiro. A partir de então, já cortou todas as linhas de comunicação com a Coreia do Sul e declarou “estado de guerra”. No entanto, especialistas acreditam que o regime comunista está apenas tentando provocar efeitos psicológicos na região.


China e Rússia – A China, que se preocupa com a presença de forças americanas em lugares como a Coreia do Sul e o Japão, adotou uma postura que parece indicar uma crença de que um conflito não é algo iminente. Movimentos como os dos voos de bombardeiros americanos, por exemplo, tiveram como resposta de Pequim um pedido genérico de calma aos envolvidos. As críticas ao anúncio feito pelos EUA de que as defesas do país contra a Coreia do Norte seriam reforçadas também foram relativamente moderadas.

O especialista militar Ni Lexiong, da Universidade de Ciências Políticas e Direito de Shanghai, disse à agência Reuters que não existe nenhuma ameaça possível para a China. “Todas essas novas ações dos Estados Unidos não estão direcionadas para a China”.
Até a Rússia parece estar deixando de lado a rivalidade histórica com os Estados Unidos no que diz respeito à problemática Coreia do Norte. Moscou alertou que a intensa atividade militar na península coreana entrou em um ciclo vicioso. Mas um funcionário do Ministério de Relações Exteriores da Rússia elogiou a postura do governo americano. “Pelo menos nesse ponto, nós vemos que as declarações (de Washington) são mais contidas. A posição dos americanos é um pouco tranquilizadora”, disse Grigory Logvinov à agência estatal russa RIA.


Polícia prende terceiro acusado de estuprar estudante na van, no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro  VEJA

Polícia prende terceiro acusado de estuprar estudante na van, no Rio de Janeiro

Carlos Armando Costa dos Santos, de 21 anos, foi preso em Itaboraí. Estudante foi violentada por seis horas no último sábado

Pâmela Oliveira, do Rio de Janeiro
Wallace Aparecido Souza Silva, de 22 anos, e Jonathan Foudakis de Souza, de 20, são acusados de estuprar uma americana dentro de uma van na Lapa
Wallace Aparecido Souza Silva, de 22 anos, e Jonathan Foudakis de Souza, de 20, são acusados de estuprar uma americana dentro de uma van na Lapa (Pâmela Oliveira)
A Polícia Civil do Rio prendeu, no início da noite desta segunda-feira, o terceiro homem acusado de estuprar uma estudante americana no Rio de Janeiro, dentro de uma van, no último sábado. Carlos Armando Costa dos Santos, de 21 anos, foi detido em frente ao condomínio onde mora, na cidade de Itaboraí, a 50 quilômetros do Rio. Carlos Armando, segundo policiais da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), teria participado das seis horas de abusos sexuais contra a jovem de 21 anos e das agressões contra o namorado dela, um francês, também estudante.
Na tarde desta segunda-feira, Wallace Aparecido Souza Silva, de 22 anos, e Jonathan Foudakis de Souza, de 20, os dois primeiros presos pelo crime, foram levados do Fórum da Capital para serem reconhecidos pelo estudante francês. O objetivo foi o de produzir uma “antecipação de prova”, para o caso de haver necessidade de reconhecimento dos acusados futuramente. Como a americana retornou para seu país na noite de segunda-feira, há a possibilidade de o francês também querer deixar o Brasil. As identidades das vítimas estão sendo mantidas em sigilo pela polícia.


Reprodução/Polícia Civil do Rio de Janeiro
Carlos Armando Costa dos Santos, acusado de participar do estupro de uma jovem americana na noite do último sábado, no Rio de Janeiro
Carlos Armando Costa dos Santos, acusado de participar do estupro de uma jovem americana na noite do último sábado, no Rio de Janeiro
No depoimento que prestaram no Tribunal de Justiça, Jonathan confessou ter cometido o estupro e as agressões e acusou Wallace de também ter participado. Ele também acusou o terceiro acusado – Carlos Armando. Wallace negou ter cometido o crime.
O casal entrou na van na noite de sábado, em Copacabana, com destino à Lapa. Na altura do bairro de Botafogo, no entanto, os três acusados mandaram os ocupantes descerem do veículo e passaram a agredir o rapaz. O delegado titular da Deat, Alexandre Braga, a van chegou a atravessar a ponte Rio-Niterói e, naquela cidade, os criminosos decidiram voltar a Copacabana. Pelos depoimentos, a polícia concluiu que o grupo voltou ao apartamento das vítimas para pegar mais cartões de banco. A americana foi quem subiu até o apartamento, enquanto o jovem francês era mantido como refém. Apesar de ter tido a chance de fugir ou pedir ajuda, ela preferiu não expor o rapaz ao risco, por considerar que ele poderia ser assassinado.
O grupo vai responder pelos crimes de estupro, roubo e privação de liberdade por período relevante de tempo e corrupção de menores. Segundo as vítimas, um menor de idade, que desceu do veículo no caminho, trabalhava como cobrador da van. Braga afirmou ainda que abrirá novo inquérito para investigar os casos de roubos.
Vítimas – Uma brasileira, que também diz ter sido vítima de estupro pelos acusados, na mesma van, procurou a polícia e reconheceu os criminosos. O estupro teria ocorrido no dia 23. Nesta segunda-feira, pelo menos quatro pessoas procuraram a polícia para comunicar que também foram assaltados na mesma van, em datas diferentes. As vítimas procuraram a 5ª DP (Gomes Freire), a 77ª DP (Icaraí, em Niterói), a 73ª DP (Neves, em São Gonçalo) e a Deat, no Leblon, Zona Sul do Rio.
Um proprietário de uma van, que opera no percurso São Conrado-Central, afirmou à polícia ter sido vítima do mesmo grupo. O homem, que pediu para não ser identificado, contou que os três homens entraram como passageiros em sua van, na madrugada do dia 4 de fevereiro, roubaram os passageiros e os 600 reais de um dia inteiro de trabalho. Com um recorte de jornal nas mãos, o homem afirmou que Jonathan Souza, que confessou o estupro da turista, apontou uma arma para sua cabeça. “Ele é o mais perigoso. Foi ele quem apontou a arma para minha cabeça e me obrigou a entregar o dinheiro", disse, acrescentando que também reconhecia Wallace Aparecido como autor do assalto.

MULHERES LINDAS — As musas das séries americanas de TV

2/04/2013
às 17:16 \
VEJA  

MULHERES LINDAS — As musas das séries americanas de TV

Sofia Vergara (Modern Family)
Sofia Vergara, de "Modern Family"
-
Nota publicada pelo site da revista Alfa
Christina Hendricks, Olivia Wilde, Sofia Vergara, Anna Paquin, Kaley Cuoco…
As séries de televisão americanas não só se caíram no gosto do público pela sua qualidade, mas também pela imensa lista de beldades que cada uma delas nos dá.
É possível imaginar Mad Men sem suas incríveis atrizes? E o que dizer então de Game Of Thrones, que eleva a temperatura da TV ao máximo.
Isso sem contar o premiado Girls, com suas cenas de sexo de tirar o fôlego. Então, não perca tempo e veja um pouco mais de suas musas favoritas:
christina-hendricks-mad-men
Christina Hendricks, de "Mad Men"
-
Lisa Edelstein ("House")
Lisa Edelstein, de "House"
-
Olivia Wilde, de "House"
Olivia Wilde, de "House"
-
Zooey Deschanel, de "New Girl"
Zooey Deschanel, de "New Girl"
-
Kaley Cuoco, de "Big Bang Theory"
Kaley Cuoco, de "Big Bang Theory"
-
Sarah Wayne Callies, de "Walking Dead"
Sarah Wayne Callies, de "Walking Dead"
-
Laurie Holden, de "Walking Dead"
Laurie Holden, de "Walking Dead"
-
Lena Headey, de "Game of Thrones"
Lena Headey, de "Game of Thrones"
-
Emilia Clarke, de "The Game of Thrones"
-
Lea Michele, de "Glee"
Lea Michele, de "Glee"
-
Jemima Kirke, de "Girls"
Jemima Kirke, de "Girls"
-
Allison Williams, de "Girls"
Allison Williams, de "Girls"

January Jones, de "Mad Men"

-

Anna Paquin, de "True Blood"
Anna Paquin, de "True Blood"

Filme Um doce Olhar



CHINA: novo presidente fala contra “vadiagem e roubo” dentro do governo e adota medidas contra abusos — até para o Exército. Outros já fizeram isso antes e os resultados foram modestos

VEJA

CHINA: novo presidente fala contra “vadiagem e roubo” dentro do governo e adota medidas contra abusos — até para o Exército. Outros já fizeram isso antes e os resultados foram modestos

O presidente Xi Jinping cumprimenta altos oficiais das Forças Armadas da China: nem os militares escapam das medidas duras (Foto: xinhuanet.com)
Como sempre, em se tratando da China, o puxão de orelhas começou com uma metáfora: “As coisas precisam apodrecer muito até crescerem os insetos”, advertiu a quadros importantes do Partido Comunista Chinês o presidente Xi Jinping.
Ele estava prestes a tomar posse – o que ocorreu no dia 13 passado –, mas já era o chefão do PC chinês e o mando efetivo passara do então presidente Hu Jintao a suas mãos.
Xi falou sobre um câncer que corrói o gigante chinês: a corrupção.
Sua fala foi pouquíssimo divulgada fora da China, e achei interessante trazê-la aos leitores do blog.
O presidente, falando agora uma linguagem dura e clara, recordou que, ao longo dos séculos e milênios da existência do país, dinastias caíram “quando sua diligência e austeridade” transformaram-se em “vadiagem e roubo”.
A seguir, vieram providências: medidas de austeridade que não pouparam nem um ícone do comunismo chinês – o Exército Popular de Libertação, que mantém o nome que carregou durante os quase 20 anos que durou a Guerra Civil que levou Mao Tsé-tung e o Partido ao poder, em 1949.
Ao Exército e à cúpula do Partido Comunista e do governo estão vedados os banquetes de luxo, drinques antes ou durante as reuniões, tapetes vermelhos, custosos arranjos florais e apresentação de artistas em grandes eventos. Pede-se – o que, na China, significa uma ordem – que se restrinja o uso de sirenes nos carros oficiais.
Está cortada também a farta distribuição de presentes em eventos comemorativos, bem como limitadas as viagens ao estrangeiro e o tamanho das comitivas, que teoricamente não mais poderão hospedar-se em hotéis de luxo, como fez a delegação do Brasil que foi à posse do papa Francisco, em Roma.
Funcionários só poderão participar de seminários e outros eventos no exterior desde que aprovados pela Comissão Militar Central – espécie de co-governo da China, comandado também por Xi Jiping.
Xi, ele próprio, desde que foi alçado à cúpula do PC, em novembro do ano passado, vem procurando dar exemplo.
Em uma visita à gigantesca Shenzhen, 11 milhões de habitantes, na costa oriental, por exemplo, surpreendeu moradores ao caminhar pelas ruas acompanhado de poucos seguranças. Em seus deslocamentos pela cidade, sua comitiva não ordenou o bloqueio de ruas e avenidas nem estava acompanhada, como reza a tradição do país para os manda-chuvas, por dezenas de carros de polícia e batedores de motocicleta.
Numa visita recente a um quartel, sentou-se à mesa e comeu do mesmo “rancho” dos soldados.
Essas atitudes de combate à corrupção e aos gastos desnecessários, bem como de aproximação com os cidadãos comuns, já vinha sendo desenvolvida desde a presidência de Jiang Zemin (1993-2003) e seu sucessor e predecessor de Xi, Hu Jintao. Os resultados foram modestos.

Petrobras prevê investimento de R$ 92 bilhões em 2013

Petróleo

Petrobras prevê investimento de R$ 92 bilhões em 2013

Em evento da FGV, presidente Graça Foster projeta vida longa para o petróleo com novas descobertas, demanda elevada e alto nível de investimentos

Graça Foster, presidente da Petrobrás
Graça Foster reiterou que a prioridade das refinarias no Ceará e no Maranhão será a produção de óleo diesel (Yasuyoshi Chiba/AFP)
A Petrobras pretende investir 92 bilhões de reais neste ano, um incremento de pouco mais de 9,5% em relação ao ano passado, informou nesta segunda-feira a presidente da estatal, Maria das Graças Foster. No ano passado, a empresa investiu cerca de 84 bilhões de reais, e o plano de negócios 2013-2017 aponta para investimentos de 236,7 bilhões de dólares.

"Nós investimos 84 bilhões de reais no ano passado. Para uma empresa que investe isso tudo, sua presidente e seus diretores não dormem direito", disse ela em evento da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. "A nossa proposta para este ano é de 92 bilhões de reais", completou.

Em seu discurso de uma hora e meia, Graça Foster previu que o "negócio petróleo" tem vida longa no mundo e deve durar mais 50 a 60 anos, dada a oferta do óleo, descobertas, demanda e elevado nível de investimentos.


Sobre a queda do valor das ações da empresa nos últimos meses na Bolsa de Valores de São Paulo, a presidente da Petrobras revelou que sua expectativa é que à medida que a produção volte a crescer, as ações apresentem uma recuperação de preço. A previsão da empresa para este ano é de uma produção perto de 2 milhões de barris em média por dia, com margem de erro de 2%.
Segundo ela, a Petrobras bateu recorde de refino no dia 30 de março ao processar uma carga de 2,137 milhões de barris de petróleo. A presidente revelou que o resultado supera a marca atingida em 3 de março, que foi de 2,115 milhões de barris de petróleo.
"Este foi um recorde que a gente teve, estamos com um nível de utilização de forma a não estressar tanto a refinaria. Estamos procurando um ponto que a gente vai assentar", disse Graça Foster.
A Petrobras pretende finalizar em junho estudos de viabilidade econômica-financeira para a construção nas refinarias Premium 1 e 2 nos Estados do Ceará e Maranhão.
Graça Foster reiterou que a prioridade destas refinarias será a produção de óleo diesel, apesar da elevada importação de gasolina registrada no ano passado. Ela aposta na recuperação do mercado de etanol para reduzir a importação de gasolina nos próximos anos.


(VEJA Com agência Reuters)
VEJA

Acórdão do mensalão só depende do decano


O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), é o único magistrado que ainda não liberou os votos revisados. A etapa é fundamental para a publicação do acórdão do julgamento do mensalão. Só após a publicação é que começará a ser contado prazo para que os mensaleiros condenados apresentem recursos.
Oficialmente, o prazo regimental para os ministros encaminharem seus votos venceu nesta segunda-feira, mas os 60 dias contados a partir da proclamação da sentença – e descontados os finais de semana e o recesso de janeiro – não são normalmente cumpridos pela corte.
José Antonio Dias Toffoli e Rosa Weber foram os últimos ministros a terminar a revisão de seus votos. Celso de Mello promete terminar a revisão ainda nesta semana ou “o mais breve possível”.
 (Laryssa Borges, de Brasília)
02/04/2013
às 2:17

Perdoai-os, cultores da democracia! Eles não sabem quem foi Montesquieu! Ou: Ódio à democracia atinge de Feliciano a Bento 16 num só protesto

 Vejam esta foto de Sérgio Lima, da Folhapress.
 
Um grupo de 70 manifestantes, leio em texto de Fernanda Odilla, na Folha, foi ao Palácio do Planalto protestar contra a permanência do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Não só isso: ELES EXIGEM QUE A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF TOME UMA PROVIDÊNCIA.
Vou escrever de novo: os que foram se manifestar no Palácio do Planalto cobram que a chefe do Poder Executivo tome uma providência contra o presidente de uma comissão do Poder Legislativo. Ele só está lá porque foi eleito deputado por 212 mil pessoas, porque foi referendado no cargo pelos líderes partidários e porque, ora vejam, as esquerdas esnobaram aquela comissão, que não rende dinheiro.
Eles certamente conhecem o pensamento do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), mas não o de Montesquieu. Não têm ideia do que seja independência entre os Poderes. Ignoram — ou, se sabedores, querem que seja Dilma a ignorar — que, num regime democrático, o chefe do Executivo não impõe sua vontade ao Parlamento. O que costuma acontecer é justamente o contrário.
A imprensa faz uma cobertura sempre simpática aos manifestantes, pouco importa sua pauta, pouco importam seus atos, porque vivemos dias em que as garantias formais da democracia cedem aos apelos militantes das minorias que se querem maiorias, fazendo de sua própria intolerância uma pauta universal. A censura à liberdade de expressão e de opinião está em alta. Tudo em nome dos “direitos”. Quem discorda não é mais alguém que pensa de modo diferente, mas um ser que tem de ser banido do mundo dos vivos.
Leio na Folha:
“Dilma está calada, até agora não falou nada. A gente não vai parar até ele sair”, diz o publicitário Lucas Valle, 22, munido de um cartaz com os dizeres “Dilma, mulher, mãe, guerreira, torturada, presidenta: manifeste-se”.
Muito bem! Digamos que ela se manifeste e também peça a saída de Feliciano. E daí? Pergunta: Lucas Valle acha que a presidente também deveria se opor à presença dos mensaleiros condenados José Genoino e João Paulo Cunha na presidência da CCJ? Se acha, cadê o seu panfleto?
Outro cartaz exibido é ainda mais eloquente:
“Até o papa renunciou. Feliciano, sua hora já chegou”.
As palavras fazem sentido. O “até o papa” poderia ser, assim, uma ordem de grandeza apenas: se até Bento 16 renunciou, por que não o simples presidente de uma comissão? Mas há mais do que isso.
O papa que saiu não tinha uma pauta exatamente coincidente com a dessa turma (o que entrou também não tem, note-se). Parece haver aí uma manifestação de alívio. A coisa poderia ser dita de outro modo: “Já nos livramos do papa; agora é a vez de Feliciano…”
Como vivemos dias realmente surrealistas, cumpre observar que renúncia é ato unilateral, como a do papa. Os manifestantes que foram ao Palácio do Planalto não só pedem que o Executivo imponha sua vontade ao Legislativo, como nos tempos da ditadura, como querem eles próprios impor a Feliciano uma ação que só pode ser determinada por sua própria vontade.
Eu não tenho dúvida de que essa gente se acha um exemplo acabado de amor à democracia. E não duvido de que amplos setores da imprensa pensem a mesma coisa.
Até o dia em que vai aparecer um grupo com velas acesas para defender o “controle social da mídia”, o “controle social do humor”, o “controle social da opinião”.
Tomara que ainda haja gente para protestar contra os controladores, para lembrar Niemöller.
Por Reinaldo Azevedo

PR retoma os Transportes: César Borges é o novo ministro

Governo VEJA

PR retoma os Transportes: César Borges é o novo ministro

Menos de dois anos após tirar do partido o comando da pasta por corrupção, presidente Dilma Rousseff deixa a lógica eleitoral falar mais alto e recua

Gabriel Castro, Laryssa Borges e Marcela Mattos
Ex-senador César Borges
O ex-senador Cesar Borges, do PR (Lula Marques/Folhapress)
O ex-senador César Borges, do PR da Bahia, é o novo ministro dos Transportes. Ele ocupava a vice-presidência de Governo do Banco do Brasil e assumirá o lugar de Paulo Sérgio Passos à frente da pasta. Com orçamento de 21,4 bilhões de reais, o ministério é um dos mais cobiçados do governo.

A escolha foi articulada pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff, que acertou o nome durante o final de semana com o presidente do PR, Alfredo Nascimento - o mesmo que Dilma demitiu em 2011. O nome de Borges foi confirmado pelo Palácio do Planalto: "A presidente desejou boa sorte a César Borges, manifestando confiança de que, à frente do Ministério dos Transportes, ele dará continuidade aos projetos essenciais ao desenvolvimento do país com a mesma eficiência que demonstrou no Banco do Brasil".

Com o convite a Borges, Dilma devolve o ministério ao PR que ela baniu depois que VEJA revelou a existência de um amplo esquema de corrupção na pasta. Na época, a presidente fez uma "faxina" que derrubou a cúpula da pasta. Agora, de olho nas eleições de 2014, a presidente não quis correr o risco de perder o apoio do PR - que já ensaiou adotar uma posição de independência em relação ao governo.
O Ministério dos Transportes, cujas obras têm forte potencial eleitoral, é ocupado pelo técnico Paulo Sérgio Passos, que, embora filiado ao PR, é considerado da “cota pessoal” da presidente. Lideranças da legenda rejeitaram a primeira oferta de o partido ser contemplado apenas com cargos de segundo escalão, em detrimento do controle do ministério. Elas negociavam desde a nomeação de Passos o retorno de um ministro com perfil político.

Embora nem toda a bancada do PR tivesse sido consultada sobre o nome do novo ministro, o líder da agremiação na Câmara, Anthony Garotinho (RJ), minimizou o risco de um novo racha no PR. “Nunca tivemos veto a nenhum nome. Borges teve excelente trabalho à frente do BB e foi excelente governador. Não tem como criar um racha”, afirmou ele.
Histórico - Formado em engenharia civil, César Borges, de 64 anos, é empresário e integra o time dos ex-adversários do PT. Ligado a Antônio Carlos Magalhães, ele fez carreira no PFL, partido ao qual era filiado quando se elegeu governador da Bahia em 1998. Em 2007, após a morte de ACM, Borges filiou-se ao PR e aderiu à base de apoio ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, Borges perdeu a eleição para o Senado; acabou recebendo a vice-presidência de Governo do Banco do Brasil como uma espécie de prêmio de consolação

Dólar cai em relação ao euro e ao iene

Atualizado: 01/04/2013 17:58 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia

Dólar cai em relação ao euro e ao iene




Nova York, 1 abr (EFE).- Nova York, 1 abr (EFE).- O dólar perdeu
força nesta segunda-feira perante o euro e o iene em um dia marcado
pela divulgação de dados contraditórios sobre a economia dos Estados
Unidos.
Ao fim do primeiro pregão da semana, o euro era negociado a US$
1,2849, frente à cotação de US$ 1,2817 da última quinta-feira.
Já em relação à moeda japonesa, o dólar passou a valer 93,238
ienes, frente aos 94,153 ienes do pregão anterior.
Confira a cotação do dólar nesta segunda-feira:.
MOEDA CÂMBIO ANTERIOR
------ ------ --------
EURO/DÓLAR 1,2849 1,2817
DÓLAR/IENE 93,238 94,153
DÓLAR/LIBRA ESTERLINA 0,6566 0,6582
DÓLAR/FRANCO-SUÍÇO 0,9466 0,9498
DÓLAR/DÓLAR CANADENSE 1,0168 1,0163
EFE
elr/rpr
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Manifestação contra o golpe militar pede punição para os responsáveis pelos crimes da ditadura | Agência Brasil

Atualizado: 01/04/2013 17:57 | Por Agência Brasil, Agência Brasil

Manifestação contra o golpe militar pede punição para os responsáveis pelos crimes da ditadura | Agência Brasil





Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Uma manifestação contra o golpe militar de 1964, que completa 49 anos hoje (1º), reuniu um grupo de pessoas na Cinelândia, no centro da capital fluminense. Integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), Juventude Socialista do PSB, Levante Popular da Juventude, do Tortura Nunca Mais e de partidos políticos como o PCdoB, PT e PSTU e da sociedade civil organizada de uma maneira geral pediram punição para os responsáveis pelos crimes cometidos durante a ditadura.
Lideranças estudantis, parentes de vítimas e políticos também cobravam mais empenho nas investigações que estão sendo conduzidas pela Comissão Nacional da Verdade. A jornalista Hildergard Angel, irmão de Stuart Angel e filha de Zuzu Angel, vítimas da ditadura, disse que a Cinelândia, local da manifestação, é um marco da luta pela democracia no país. A Cinelândia, durante o regime militar, foi cenário de vários atos de protesto contra os militares.
O presidente da UNE, Daniel Iliescu, em seu discurso, disse que a manifestação é 'um contraponto aos atos de apoio realizados por aqueles que tentam comemorar o período sombrio da história do país, marcado pela ditadura militar'. Ele ressaltou que foi em 1º de abril de 1964 que a ditadura incendiou a sede da UNE na Praia do Flamengo'.
Iliescu também falou sobre as ideias defendidas pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) em favor do regime militar instalado no país em 1964. 'A gente o conhece e sabe as ideias por ele [Bolsonaro] defendidas. A diferença é que hoje ele pode fazer isso sem ter que pagar com a própria vida. Felizmente, ele representa um pensamento minoritário no Parlamento', ressaltou.
Durante a manifestação desta segunda-feira, a Cinelândia também foi ocupada por um grupo de pessoas que protestava contra a desocupação do antigo Museu do Índio, que será reformado para receber o Museu Olímpico. Os índios que ocupavam o prédio desde 2006 querem que o antigo museu seja transaformado em um centro cultura indígena.
Houve uma confusão entre os integrantes dos dois atos com bate-boca dos dois lados, pois um protesto atrapalhava o outro. Os ânimos exaltados, no entanto, foram serenados pelos próprios participantes das duas manifestações.
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Agência Brasil - Todos os direitos reservados.

Bovespa fecha em baixa pressionada por Vale e Petrobras

Atualizado: 01/04/2013 18:21 | Por Reuters, Reuters

Bovespa fecha em baixa pressionada por Vale e Petrobras






Por Roberta Vilas Boas
SÃO PAULO, 1 Abr (Reuters) - A Bovespa começou abril em baixa, após fechar o primeiro trimestre de 2013 com o pior desempenho para o período em 18 anos, pressionada pelo comportamento negativo das ações de Vale e Petrobras.
O principal índice da bolsa paulista, o Ibovespa, registrou queda de 0,8 por cento, a 55.902 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 5,1 bilhões de reais, limitado pelo feriado na Europa, que manteve os mercados da região fechados.
Nesta segunda-feira, dado da indústria da China contribuiu para esfriar o mercado, tendo impacto em ações domésticas, como Vale, que têm no país asiático um grande comprador de seus produtos.
"O efeito do crescimento da China está mais ligado à Vale. Nós não vamos ver os 8 por cento de crescimento mais, o gigante está começando a desacelerar", afirmou Alexandre Ghirghi, sócio na Método Investimentos, em São Paulo.
A ação preferencial da mineradora caiu 2,50 por cento, a 32,41 reais.
Também entre as blue chips, a preferencial da Petrobras recuou 1,69 por cento, a 18,04 reais, após a empresa ter informado que sua produção doméstica caiu em fevereiro para 1,92 milhão de barris de óleo equivalente por dia, uma queda de 2,3 por cento em comparação à média de janeiro.
O comportamento dessas ações anulou a alta de 5,15 por cento da CSN, que subiu ancorada nos resultados acima das expectativas, divulgados na noite de quinta-feira.
A preferencial da Usiminas também registrou forte alta, de 5,27 por cento, nesta sessão. Em teleconferência com analistas, o diretor de relações com investidores da CSN, Daniel dos Santos, afirmou que a empresa tem interesse em preservar investimentos nas ações da Usiminas.

Brasil tem pior superávit comercial em 12 anos para março

Atualizado: 02/04/2013 8:22 | Por Reuters, Reuters

Brasil tem pior superávit comercial em 12 anos para março




Por Alonso Soto
BRASÍLIA, 1 Abr (Reuters) - Afetada pelas importações de gasolina e de bens de capital, a balança comercial brasileira fechou março com o pior resultado em mais de uma década para esses meses, sinalizando que os próximos meses também devem continuar mostrando fraqueza.
No mês passado, o saldo comercial do país ficou positivo em 164 milhões de dólares, segundo informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nesta segunda-feira. Trata-se do pior resultado para março desde 2001, apesar de também ser o primeiro resultado mensal positivo neste ano.
O resultado de março veio abaixo do esperado pela mediana dos especialistas consultados pela Reuters, com projeção de saldo positivo de 200 milhões de dólares. Em fevereiro, a balança comercial havia registrado déficit de 1,28 bilhão de dólares, no pior resultado para o mês da série histórica.
No mês passado, as exportações somaram 19,323 bilhões de dólares, ou 966,2 milhões de dólares por dia útil --alta de 1,6 por cento em relação a março de 2012 e de 11,8 por cento em relação a fevereiro. Já as importações somaram 19,159 bilhões de dólares, ou 958 milhões de dólares por dia útil, valores recordes para meses de março.
O resultado ainda sofre as consequências do registro atrasado de aquisições de gasolina feita pela Petrobras no exterior em 2012, mas que estão sendo contabilizadas somente neste ano, elevando as importações.
No mês passado, as importações de combustíveis e lubrificantes somaram 3,177 bilhões de dólares, alta de 15,8 por cento em relação a março do ano passado pela média diária.
Segundo a secretária de Comércio Exterior do ministério, Tatiana Prazeres, o efeito contábil dessas importações de gasolina ainda não terminou, restando 1,8 bilhão de dólares a serem contabilizados. Ao todo, neste ano, já foram 2,7 bilhões de dólares.
Também pesou para o resultado comercial de março a expansão das importações de bens de capital, que apontam para uma recuperação da economia. No mês passado, essas importações somaram 4,052 bilhões de dólares, alta de 12 por cento pela média diária sobre um ano antes.
NEGATIVO NO ANO
No ano, a balança comercial brasileira acumula déficit comercial de 5,150 bilhões de dólares. No mesmo período do ano passado, o saldo estava positivo em 2,419 bilhões de dólares.
A expectativa do governo é que o déficit comercial seja revertido no segundo trimestre, com o pico dos embarques da safra agrícola brasileira e com as exportações de minério de ferro com preços superiores aos praticados em 2012.
Tatiana voltou a repetir que as exportações deste ano devem ficar nos mesmos patamares vistos em 2011 e 2012. No ano passado, as exportações caíram 5,3 por cento para 242,6 bilhões de dólares.

Matemática - Aula 04 - Geometria Analítica I


Matemática Geometria Analítica

Matemática 

materia :

Matemática - Geometria Analítica

Videos:    <>


NIKS'

videos Geometria Analítica

 VIDEOS VEJA COMPLETO TEM TODA A MATERIA EM 2 AULAS

 

    1. Matemática - Aula 04 - Geometria Analítica I

    2. Matemática Aula 5 Geometria Analítica II

Matemática - Geometria Analítica

 

Geometria Analítica

Hipérboles são uma das frentes de estudo da Geometria Analítica.
Hipérboles são uma das frentes de estudo da Geometria Analítica.
A Geometria Analítica, também denominada de coordenadas geométricas, se baseia nos estudos da Geometria através da utilização da Álgebra. Os estudos iniciais estão ligados ao matemático francês René Descartes (1596 -1650), criador do sistema de coordenadas cartesianas.

Os estudos relacionados à Geometria Analítica datam seu início no século XVII, Descartes, ao relacionar a Álgebra com a Geometria, criou princípios matemáticos capazes de analisar por métodos geométricos as propriedades do ponto, da reta e da circunferência, determinando distâncias entre eles, localização e pontos de coordenadas.

Uma característica importante da G.A. se apresenta na definição de formas geométricas de modo numérico, extraindo dados informativos da representação. Com base nesses estudos, a Matemática passa a ser vista como uma disciplina moderna, capaz de explicar e demonstrar situações relacionadas ao espaço. As noções intuitivas de vetores começam a ser exploradas de forma contundente, na busca por resultados numéricos que expressem as ideias da união da Geometria com a Álgebra.

Os vetores constituem a base dos estudos do espaço vetorial, objetos que possuem as características relacionadas a tamanho, direção e sentido. Os vetores são muito utilizados na Física, como ferramenta auxiliar nos cálculos relacionados à Cinemática Vetorial, Dinâmica, Campo Elétrico entre outros conteúdos relacionados.
Os cientistas Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz concentraram estudos na Geometria Analítica, que serviu como base teórica e prática para o surgimento do Cálculo Diferencial e Integral, muito utilizado atualmente na Engenharia.

Podemos relacionar os seguintes tópicos ao estudo da G.A.:

Estudo Analítico do Ponto
Plano Cartesiano
Distância entre dois pontos
Ponto médio de um segmento
Condição de alinhamento de três pontos

Estudo da Reta
Equação geral e reduzida da reta
Intersecção entre retas
Paralelismo
Perpendicularidade
Ângulos entre retas
Distância entre ponto e reta

Estudo da Circunferência
Equação geral e reduzida da circunferência
Posições relativas entre ponto e circunferência
Posições relativas entre reta e circunferência
Problemas relacionados à tangência

Estudo das Cônicas
Elipse
Hipérbole
Parábola Intersecção entre cônicas
Retas tangentes a uma cônica


Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Artigos de "Geometria Analítica"


Mario Vargas Llosa celebrou seus 77 anos a 3.300 metros de altitude

Atualizado: 02/04/2013 8:52 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia

Mario Vargas Llosa celebrou seus 77 anos a 3.300 metros de altitude





Lima, 1 abr (EFE).- O escritor peruano Mario Vargas Llosa celebrou no último dia 28 de março seus 77 anos na cidade de Chacas, situada a 3.300 metros sobre o nível do mar, na região de Ancash no norte do Peru, informou nesta segunda-feira a agência oficial 'Andina'.
O prêmio Nobel de Literatura de 2010 visitou Chacas, capital da província de Asunción, onde foi declarado 'hóspede ilustre' pelo prefeito Ronald Broncano, que lhe deu as boas-vindas.
O escritor, que esteva acompanhado de sua esposa, Patricia, sua filha mais nova, Morgana, e outros familiares, também foi recebido em Chacas pelo sacerdote italiano Ugo de Censi, diretor da organização Operación Mato Grosso.
Essa organização reúne voluntários italianos que realizam trabalhos voluntários de ajuda social nessa região dos andes peruanos.
Durante a homenagem por seu aniversário em Chacas, Vargas Llosa recebeu um bolo em forma de livro, enquanto um coral de crianças interpretava várias canções.
O autor de 'A cidade e os cachorros' percorreu localidades da região de Ancash na Quinta e na Sexta-Feira Santa, onde visitou as igrejas construídas pela Operación Mato Grosso no Beco dos Conchucos, informou a agência 'Andina'.
O escritor participará amanhã na apresentação oficial em Lima da Cátedra Vargas Llosa, que homenageará o ensaísta e crítico literário peruano José Miguel Oviedo.
No ato de reconhecimento estarão também os escritores Fernando Ampuero, Alonso Cueto, Ricardo Silva Santisteban, Juan Gustavo Cobo Borda, Abelardo Sánchez León e Carlos Germán Belli, assim como o pintor e escultor Fernando de Szyszlo. EFE
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Autoridades encontram nove corpos dentro de carro no nordeste do México

Atualizado: 02/04/2013 9:07 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia

Autoridades encontram nove corpos dentro de carro no nordeste do México




México, 1 abr (EFE).- As autoridades mexicanas encontraram nove corpos, a maioria deles esquartejados, dentro de um veículo com placas do Texas (EUA) estacionado no município de Ciudad Victoria, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.
Os cadáveres foram achados ontem à noite em Santa Clara, no estado de Tamaulipas, informou um comunicado da Procuradoria Geral de Justiça e da secretaria de Segurança Pública desse estado.
O estado de Tamaulipas é um dos mais castigados no México pela luta entre os cartéis rivais do narcotráfico.
A descoberta aconteceu após uma denúncia telefônica feita às autoridades informando a localização dos corpos em uma caminhonete modelo GMC Yukon.
'No interior do veículo foram encontrados os restos mortais de nove pessoas do sexo masculino, não identificados, a maioria deles desmembrados', acrescentou a nota oficial.
Os corpos foram transferidos para o serviço de medicina legal para a identificação e outros procedimentos correspondentes, diz o comunicado.
O estado Tamaulipas é um dos mais violentos do México e frequentemente é palco de enfrentamentos entre os cartéis do Golfo, Sinaloa e a organização criminosa dos Zetas. EFE
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Matemática


Primeiro-ministro palestino é internado em hospital por problemas estomacais

Atualizado: 01/04/2013 19:11 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia

Primeiro-ministro palestino é internado em hospital por problemas estomacais





Redação Central, 2 abr (EFE).- O primeiro-ministro da Palestina, Salam Fayyad, foi internado nesta segunda-feira em um hospital de Ramala devido a dores no estômago, informou a agência palestina 'Ma'an'.
Fayyad se sentiu indisposto em seu escritório no Ministério das Finanças e foi transferido para o Complexo Médico Palestino de Ramala.
Fontes do hospital disseram à agência citada que Fayyad se encontra em situação 'estável', mas permanecerá internado em observação durante a noite de segunda para terça-feira. EFE
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Petrobras prevê investir R$92 bi em 2013, diz Graça Foster

Atualizado: 01/04/2013 19:29 | Por Reuters, Reuters

Petrobras prevê investir R$92 bi em 2013, diz Graça Foster




RIO DE JANEIRO, 1 Abr (Reuters) - A Petrobras pretende investir 92 bilhões de reais neste ano, um incremento de quase 10 por cento em relação ao ano passado, informou nesta segunda-feira a presidente da estatal, Maria das Graças Foster.
No ano passado, a empresa investiu cerca de 84 bilhões de reais, e o plano de negócios 2013-2017 aponta para investimentos de 236,7 bilhões de dólares.
"Nós investimos 84 bilhões de reais no ano passado. Uma empresa que investe isso tudo, sua presidente e seus diretores não dormem direito", disse ela em evento da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
"A nossa proposta para este ano é de 92 bilhões de reais", completou.
Em seu discurso de uma hora e meia, Graça Foster previu que o "negócio petróleo" tem vida longa no mundo e deve durar mais 50 a 60 anos, dada a oferta do óleo, descobertas, demanda e elevado nível de investimentos.
Sobre a queda nos papéis da empresa nos últimos meses na Bolsa de Valores, a presidente da Petrobras revelou que sua expectativa é que à medida que a produção volte a crescer, as ações apresentem uma recuperação de preço.
A previsão da empresa para este ano é de uma produção perto de 2 milhões de barris em média por dia, com margem de erro de 2 por cento para cima ou para baixo.
"À medida que a produção aumentar, as nossas ações aumentarão de maneira ainda maior. Trabalhando muito e com muito foco, a Petrobras vai ocupar seu patamar justo tanto para empresa quanto para acionistas", disse Graça Foster.
Segundo ela, a Petrobras bateu recorde de refino no dia 30 de março ao processar uma carga de 2,137 milhões de barris de petróleo. A presidente revelou que o resultado supera a marca atingida em 3 de março, que foi de 2,115 milhões de barris de petróleo.
"Este foi um recorde que a gente teve, estamos com um nível de utilização de forma a não estressar tanto a refinaria. Estamos procurando um ponto que a gente vai assentar", disse Graça Foster.
Ela informou ainda que na terça-feira viajará para o Ceará, "para cumprir uma agenda de Estado" e que vai incluir conversas sobre a construção de uma refinaria nos próximos anos naquele Estado.
A Petrobras pretende finalizar em junho estudos de viabilidade econômica-financeira para a construção nas refinarias Premium 1 e 2 nos Estados do Ceará e Maranhão.
Graça Foster reiterou que a prioridade destas refinarias será a produção de óleo diesel, apesar da elevada importação de gasolina registrada no ano passado. Ela aposta na recuperação do mercado de etanol para reduzir a importação de gasolina nos próximos anos.
"A tendência é essa...agora se você me perguntar se tem um projeto para transformar as refinarias Premium em refinarias para produzir gasolina, eu diria que não, porque não quero mais atrasar a entrada dessas refinarias", disse.
(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

NIKS'

Devido a Falta de anunciantes vamos corta nossa rede de Noticias ao vivo para saber mais entre em contato

Milhares de crianças enchem a Casa Branca para corrida dos ovos de Páscoa

Atualizado: 01/04/2013 19:54 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia

Milhares de crianças enchem a Casa Branca para corrida dos ovos de Páscoa




Milhares de crianças enchem a Casa Branca para corrida dos ovos de Páscoa
Milhares de crianças enchem a Casa Branca para corrida dos ovos de Páscoa
Washington, 1 abr (EFE).- Mais de 30 mil pessoas, a maioria de crianças, foram nesta segunda-feira aos jardins da Casa Branca para comemorar, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a corrida anual dos ovos de Páscoa, uma tradição que remonta ao século XIX.
Como em todo ano, a 135ª edição do evento contou com a presença de famílias provenientes de cada um dos 50 estados da União e do Distrito de Columbia, algumas delas da cidade de Newtown (Connecticut), onde em dezembro passado um tiroteio ceifou a vida de 28 pessoas, 20 delas crianças.
Com uma camiseta de manga curta e sob o sol primaveril que usou hoje na capital americana, Obama se misturou entre os menores para dirigir-lhes e inclusive jogar com eles várias atividades dispostas ao redor das dependências presidenciais, além da famosa corrida.
Em rodízios de cerca dez, as crianças levaram, andando em linha reta e unicamente com a ajuda de uma longa colher de madeira, os ovos cozidos coloridos até chegar ao alvo, sempre evitando que caíssem e se quebrassem.
'É maravilhoso ver todos vocês aqui. Só quero lhes dar as boas-vindas: vocês trouxeram o bom tempo. Amanheceu um pouco instável, mas todos vocês fizeram um bom trabalho mandando uma mensagem ao da montante, e agora podemos curtir esse clima genial', disse Obama aos presentes, em um dos primeiros dias da primavera após um inverno cinza.
O presidente americano foi acompanhado, tanto na varanda da Casa Branca como passeando pelos jardins, por sua esposa, Michelle, suas filhas, Malia e Sasha, o cachorro da família, Bo, e um 'coelho' branco de Páscoa de dimensões humanas, com quem o presidente brincou.
A tradição da corrida dos ovos de Páscoa na Casa Branca foi criada em 1878 pelo presidente Rutherford B. Hayes, e ano após ano foram sendo acrescentadas novas atividades até chegar ao dia de hoje, quando contaram contos, se jogou ao tênis e ao basquete, se decoraram ovos e inclusive se praticou ioga.
Ao evento também foram estrelas do mundo do esporte, como o jogador John Wall dos Washington Wizards, com quem Obama e várias crianças compartilharam a quadra e jogaram bolas na cesta.
O maior evento anual realizado nas dependências presidenciais aconteceu neste ano sob o lema 'Seja saudável, seja ativo, seja você!' com o objetivo de promover, como vem fazendo a primeira-dama há muito tempo, um estilo de vida saudável entre os pequenos.
As atividades nos jardins, que durarão o dia todo, deram início após a interpretação do hino nacional a cargo da cantora Jessica Sánchez, e o convidado de honra da presente edição foi o jovem Robbie Novak, um menino afro-americano de apenas dez anos apelidado 'kid president' (menino presidente) e que é o novo fenômeno midiático nos EUA.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados