terça-feira, 2 de abril de 2013

Bovespa fecha em baixa pressionada por Vale e Petrobras

Atualizado: 01/04/2013 18:21 | Por Reuters, Reuters

Bovespa fecha em baixa pressionada por Vale e Petrobras






Por Roberta Vilas Boas
SÃO PAULO, 1 Abr (Reuters) - A Bovespa começou abril em baixa, após fechar o primeiro trimestre de 2013 com o pior desempenho para o período em 18 anos, pressionada pelo comportamento negativo das ações de Vale e Petrobras.
O principal índice da bolsa paulista, o Ibovespa, registrou queda de 0,8 por cento, a 55.902 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 5,1 bilhões de reais, limitado pelo feriado na Europa, que manteve os mercados da região fechados.
Nesta segunda-feira, dado da indústria da China contribuiu para esfriar o mercado, tendo impacto em ações domésticas, como Vale, que têm no país asiático um grande comprador de seus produtos.
"O efeito do crescimento da China está mais ligado à Vale. Nós não vamos ver os 8 por cento de crescimento mais, o gigante está começando a desacelerar", afirmou Alexandre Ghirghi, sócio na Método Investimentos, em São Paulo.
A ação preferencial da mineradora caiu 2,50 por cento, a 32,41 reais.
Também entre as blue chips, a preferencial da Petrobras recuou 1,69 por cento, a 18,04 reais, após a empresa ter informado que sua produção doméstica caiu em fevereiro para 1,92 milhão de barris de óleo equivalente por dia, uma queda de 2,3 por cento em comparação à média de janeiro.
O comportamento dessas ações anulou a alta de 5,15 por cento da CSN, que subiu ancorada nos resultados acima das expectativas, divulgados na noite de quinta-feira.
A preferencial da Usiminas também registrou forte alta, de 5,27 por cento, nesta sessão. Em teleconferência com analistas, o diretor de relações com investidores da CSN, Daniel dos Santos, afirmou que a empresa tem interesse em preservar investimentos nas ações da Usiminas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário