quarta-feira, 3 de abril de 2013

Israel: milhares de presos palestinos iniciam greve de fome

justiça

Israel: milhares de presos palestinos iniciam greve de fome

Eles consideram que morte de recluso que sofria de câncer se deve à falta de atendimento médico e demonstra 'intransigência e arrogância' dos israelenses

Os palestinos lembram nesta terça, no dia do Nakba "Desastre", seus 64 anos de exílio e a usurpação de suas terras com manifestações em Israel e nos territórios ocupados da Cisjordânia e de Gaza
Palestinos acusam Israel de "intransigência e arrogância" (Mohammed Saber/EFE)
Cerca de 4.600 palestinos presos em Israel iniciaram nesta quarta-feira uma greve de fome para protestar contra a morte de um recluso que sofria de câncer e que, segundo a Autoridade Nacional Palestina (ANP), não recebeu o devido atendimento médico.


O presidente do Clube de Presos Palestinos, Qadura Fares, afirma que eles se negaram a realizar suas refeições na manhã desta quarta-feira e que a medida continuará sendo aplicada. "É um período muito tenso. Tínhamos apelado para a comunidade internacional, porque se sabia o estado crítico de Maysara Abu Hamdiye (preso morto na terça-feira), mas a ocupação israelense não queria que ele passasse seus últimos dias com sua família", declarou Fares.
A porta-voz do serviço penitenciário israelense, Sivan Weizmann, confirmou que esse número de presos não se alimentou pela manhã, mas as autoridades israelenses não definem a situação como greve de fome - termo que empregam apenas após a rejeição de seis refeições em um prazo de 48 horas.


Tratamento - Abu Hamdiye, 64 anos, foi condenado à prisão perpétua por seu envolvimento em um frustrado atentado em Jerusalém. O palestino morreu em função de um câncer na garganta em um hospital de Bersheva, próximo da penitenciária de Seroka.
Segundo a agência palestina Maan, em março Hamdiye se queixou a seu advogado de que só recebia analgésicos para tratar seu câncer, e não contava com atendimento médico dentro da prisão. O responsável pelo serviço de prisões israelenses no sul do país, Gondar Nasim Sabiti, disse que estava sendo analisada uma libertação adiantada para Abu Hamdiye, o que seria discutido nesta semana.


Acusações - O presidente da ANP, Mahmoud Abbas, declarou na terça-feira em Ramallah que a morte de Abu Hamdiye é uma demonstração da "intransigência e arrogância" de Israel. Já o governo israelense acusa a ANP de utilizar a morte para provocar um aumento da violência na região.
Israel realizará nesta quarta a autópsia do corpo do prisioneiro em Tel Aviv, na presença de um observador palestino. O corpo será depois entregue à ANP. O governo palestino vai organizar o enterro, que deverá ser realizado amanhã em sua cidade natal, Hebron, no sul do território ocupado da Cisjordânia. O Exército israelense aumentou sua presença em Jerusalém e Cisjordânia para evitar protestos e enviará um grande aparato de segurança para o funeral.
(VEJA Com agência EFE)

Filha do rei da Espanha é acusada em caso de corrupção

Internacional

Filha do rei da Espanha é acusada em caso de corrupção

Princesa Cristina conheceria as atividades ilegais do marido, que responde a um processo por ter desviado mais de 6 milhões de euros de fundos públicos

A princesa Cristina, filha mais nova do rei Juan Carlos, da Espanha
A princesa Cristina, filha mais nova do rei Juan Carlos, da Espanha (Daniel Aguilar / Reuters)
Um juiz espanhol acusou a princesa Cristina, filha mais nova do rei Juan Carlos, da Espanha, em uma investigação sobre desvio de dinheiro público por seu marido Iñaki Urdangarin, informou nesta quarta-feira o Tribunal Superior de Justiça das Ilhas Baleares. "O juiz emitiu uma decisão judicial na qual ele chama Cristina de Borbón y Grecia para depor em 27 de abril", em Palma de Mallorca, disse uma autoridade jurídica à Reuters.


Segundo o juiz, a partir das declarações do ex-sócio de Urdangarin, Diego Torres, e do depoimento do secretário das infantas, Carlos García Retorne, surgiu "uma série de indícios" que demonstram que Cristina não desconhecia as atividades ilegais de seu marido. Ele teria desviado, entre 2004 e 2007, mais de 6 milhões de euros de fundos públicos regionais para o Instituto Nóos, que foi presidido por Urdangarin durante vários anos.
Urdangarin foi acusado nesse processo em dezembro de 2011 e já prestou dois depoimentos à justiça. Em sua última declaração, procurou afastar a princesa e a Casa Real do caso e assegurou que nunca aprovou os negócios realizados pelo Instituto Nóos. Ex-jogador de handebol, ele se casou com a filha do monarca em 1997, com que tem quatro filhos. A acusação contra Cristina não tem precedentes e aumenta a pressão para monarca abdicar ao trono.
(VEJA Com agências Reuters e EFE)

Filme Ai que vida


Tranquilos, Corinthians e Atlético jogam pela Libertadores

Futebol

Tranquilos, Corinthians e Atlético jogam pela Libertadores

Paulistas vão à Colômbia para buscar vaga. Mineiros tentam manter os 100%

Alexandre Pato comemora segundo gol do Corinthians na vitória sobre o São Paulo no Morumbi
Alexandre Pato substutui Guerreiro no Corinthians nesta quarta, em Bogotá (Rodrigo Coca/Fotoarena)
Duas das equipes brasileiras em melhor situação na Copa Libertadores entram em campo nesta quarta-feira em busca de uma condição ainda melhor na competição continental. Na Colômbia, o Corinthians enfrenta o Millionarios em busca da confirmação de uma vaga nas oitavas de final e da liderança do Grupo 5, atualmente ocupada pelos mexicanos do Tijuana. Em Belo Horizonte, o Atlético recebe o Arsenal, da Argentina, para tentar manter sua invencibilidade nas partidas disputadas no Estádio Independência. Os mineiros sonham em manter os 100% de aproveitamento na primeira fase e, assim, consolidar a posição de melhor time da etapa de grupos.
A partida do Corinthians acontece às 22 horas (de Brasília), em Bogotá. A equipe paulista está com sete pontos e assumirá a primeira posição da chave se chegar aos dez e contar com um tropeço do Tijuana, que soma nove e visita o San José também nesta quarta, em Oruro. Por outro lado, uma vitória dos mexicanos ajudará o Corinthians a se garantir na próxima fase com uma rodada de antecedência, pois o San José pode ser eliminado. No cenário ideal para os corintianos, eles vencem em Bogotá e, com um empate na Bolívia, classificam-se matematicamente e ainda assumem a ponta pelo saldo de gols. O time colombiano mostrou fragilidade no Pacaembu, onde perdeu por 2 a 0, mas promete endurecer a partida no estádio El Campín. Sem Guerrero e Renato Augusto, Alexandre Pato e Romarinho estnao escalados.


No jogo de Belo Horizonte, o Atlético tem tudo para seguir brilhando na competição. Com o primeiro lugar do Grupo 3 da Libertadores já garantido, o time mineiro quer repetir o espetáculo dado na partida de ida, na Argentina, em 26 de fevereiro, quando derrotou o mesmo Arsenal por 5 a 2. Mas o Atlético tem um problema para o duelo: um dos destaques da equipe, Bernard, sofreu uma contusão no ombro no fim de semana e ficará afastado dos gramados por três semanas. Ele deverá ser substituído por Luan. O meia Ronaldinho Gaúcho também não participou do último treino da equipe, na terça, mas deve atuar normalmente na partida desta quarta. "Aqui no Atlético ninguém tem cadeira cativa", disse o volante Pierre, que disputa vaga com o recém-contratado Josué.


(VEJA Com agência Gazeta Press e Estadão Conteúdo)

Fidelidade na telefonia


Fidelidade na telefonia

Fidelidade máxima
Contratos de fidelidade com operadoras de telefonia podem durar no máximo doze meses.
A decisão foi tomada pelo STJ ao analisar um recurso da TIM, que tentava manter um cliente fidelizado por 24 meses.
Para o STJ, qualquer prazo de fidelidade maior que o de doze meses foge à razoabilidade.
A Corte ainda ressaltou que, para garantir a fidelização do cliente a operadora tem que dar vantagens reais aos usuários, seja num desconto para a compra de aparelho seja na redução do valor de seus serviços.
Por Lauro Jardim

Filme AVATAR


O que Valério contou ao MP, e o que ainda resta contar

Mensalão

O que Valério contou ao MP, e o que ainda resta contar

Reportagem de VEJA desta semana mostra que o operador financeiro do mensalão já começou a falar o que sabe ao Ministério Público. Ele tratou do caso Celso Daniel e avisou que há mais o que contar

NO INFERNO - O empresário Marcos Valério, na porta da escola do filho, em Belo Horizonte, na última quarta-feira: revelações sobre o escândalo
Valério contou ao MP detalhes envolvendo o assassinato de Celso Daniel (CRISTIANO MARIZ)
Em setembro, VEJA trouxe à tona alguns dos segredos guardados por Marcos Valério, operador financeiro do mensalão. Entre eles, a informação de que o ex-presidente Lula teve papel de protagonista no esquema. Pouco depois, o empresário informou o STF, por meio de um fax, que estava disposto a contar o que sabe. Ele também foi ouvido pelo Ministério Público. Reportagem da revista que chega às bancas nesta sexta-feira revela o que Valério disse ao MP, na tentativa de obter um acordo de delação premiada – um instrumento pelo qual o envolvido em um crime presta informações sobre ele, em troca de benefícios. À procuradoria o empresário informou, pela primeira vez, ter detalhes sobre outro caso escabroso envolvendo o PT: o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, em janeiro de 2002.
O relato do publicitário é de que Lula e seu braço-direito Gilberto Carvalho (atual secretário-geral da Presidência) estavam sendo extorquidos por figuras ligadas ao crime de Santo André – em especial, o empresário Ronan Maria Pinto, apontado pelo Ministério Público como integrante de um esquema de cobrança de propina na prefeitura. Procurado pelos petistas para dar aos achacadores o dinheiro que eles buscavam, Valério recusou: "Nisso aí, eu não me meto", disse ele em um encontro com Sílvio Pereira, então secretário-geral do PT, e Ronan. Quem relata é o próprio publicitário.


O operador do mensalão afirma que não aceitou entrar no jogo, mas sabe quem acertou as contas com Ronan: um amigo pessoal de Lula, utilizando-se de um banco não citado no esquema do mensalão.
Mais "bombas" – As declarações são apenas parte do arsenal de Valério. Como VEJA havia mostrado já em setembro, o publicitário, que diz temer por sua vida, cogita trazer à luz detalhes sobre o envolvimento de Lula no esquema do mensalão. Mais do que isso: diz ser capaz de desvendar o mistério sobre a origem do 1,7 milhão de reais apreendidos pela Polícia Federal no escândalo do dossiê dos aloprados, em 2006. E de dar detalhes comprometedores sobre a participação do ex-ministro Antonio Palocci na arrecadação de recursos para o caixa do PT.
Valério foi condenado a 40 anos de prisão. É provável que sua delação tardia não tenha grandes efeitos sobre a pena que terá de cumprir. Mas pode ajudar o país a resolver questões que ficaram sem resposta nos últimos anos.

Marcos Valério vai ser ouvido de novo pelo MP

Mensalão

Marcos Valério vai ser ouvido de novo pelo MP

Procuradores querem detalhes sobre acusações feitas pelo operador do mensalão; ele afirma que Lula se beneficiou pessoalmente do esquema

Marcos Valério
Procuradores querem ouvir detalhes sobre acusações feitas por Valério (Reprodução)
A Procuradoria da República no Distrito Federal vai ouvir de novo o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza sobre as acusações feitas por ele em depoimento prestado no dia 24 de setembro do ano passado. Durante o julgamento do mensalão, Valério foi espontaneamente à Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, afirmar, entre outras coisas, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi beneficiado pelo esquema. O empresário disse ainda que o ex-presidente deu "ok" para os empréstimos bancários fraudulentos que viriam a irrigar o mensalão. Lula classifica o depoimento de "mentiroso".
Os procuradores responsáveis pelas seis investigações preliminares abertas pelo Ministério Público local consideram que esse seria um passo necessário para saber se os procedimentos devem ser levados adiante ou se devem ser arquivados. Eles explicam que Valério, em vários momentos, restringiu o relato dos fatos a poucas linhas, em determinados pontos, a apenas duas linhas de depoimento.


É o caso, por exemplo, das acusações que fez segundo as quais o dinheiro do mensalão também pagou a campanha do senador Humberto Costa (PT-PE) ao governo de Pernambuco. Também é o caso da afirmação segundo a qual o Banco do Brasil cobrava "pedágio" de empresas de publicidade para financiar os cofres do PT. Por causa disso, procuradores consideram inevitável que Valério seja novamente ouvido, seja pessoalmente pelos integrantes do Ministério Público ou pela Polícia Federal.
O depoimento de Valério foi inicialmente remetido pela PGR para o Ministério Público Federal em Minas Gerais. Após analisar o teor das acusações do empresário, um procurador mineiro decidiu remeter o caso para Brasília. A Procuradoria da República em Minas Gerais já investiga o repasse de dinheiro para a empresa de Freud Godoy, segurança do ex-presidente Lula. Segundo Valério, foi por meio dessa transação que o dinheiro chegou ao ex-presidente. Valério foi condenado a mais de 40 anos de prisão pelo Supremo por operar o esquema de desvio de verba para o pagamento de parlamentares na gestão Lula.
(VEJA Com Estadão Conteúdo)

Tv Online

TV ONLINE AQUI NA NIKS

TV ON LINE

Na posse de Borges, Dilma afaga o PR de olho em 2014

Ministérios  VEJA

Na posse de Borges, Dilma afaga o PR de olho em 2014

César Borges assume Transportes, pasta da qual, em 2011, seu correligionário Alfredo Nascimento foi demitido por esquema de corrupção

Laryssa Borges, de Brasília
Ex-senador César Borges
Borges é o novo ministro dos Transportes (Lula Marques/Folhapress)
De olho nas eleições de 2014, a presidente Dilma Rousseff empossou nesta quarta-feira o ex-senador César Borges como novo ministro dos Transportes e, em um gesto de aproximação com o Partido da República (PR), ao qual Borges é filiado, elogiou a consolidação da legenda no primeiro escalão do governo federal.
O convite a Borges é mais um capítulo da reaproximação da presidente com políticos banidos do primeiro escalão após a alegada “faxina” na Esplanada dos Ministérios. Depois de revitalizar Carlos Lupi, que, mesmo defenestrado do Ministério do Trabalho diante de denúncias, emplacou seu braço direito, Manoel Dias, na pasta, a presidente devolve ao PR o cobiçado Ministério dos Transportes.
O titular dos Transportes no início do governo Dilma era o atual senador Alfredo Nascimento, demitido em julho de 2011, após VEJA ter revelado um amplo esquema de corrupção e troca de favores envolvendo o ministério e autarquias.
“Creio que a nomeação de César Borges (...) consolida a participação do PR na nossa coalização do governo, o que para nós também é muito importante, e o faz de forma extremamente qualificada”, disse a presidente na solenidade de posse. “O PR é o partido que está conosco desde o dia em que o grande brasileiro José Alencar concorreu à vice-presidência em dobradinha com o ex-presidente Lula, o que nos levou à vitória nas três eleições que seguiram”, afirmou.
Aliados – A escolha de Borges faz parte da estratégia para trazer de volta o PR à base aliada do governo e, com o afago, começar a sedimentar o apoio da legenda ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Embora tenha feito carreira política no extinto PFL, atual DEM, César Borges é uma solução considerada “mista” para o PR: o ex-senador tem perfil político e pode atender os pleitos mais imediatos do partido e também é um nome escolhido pessoalmente pela presidente.
Borges ocupava a vice-presidência de governo do Banco do Brasil e substituirá Paulo Sérgio Passos, indicado agora pela presidente para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Passos também é filiado ao PR, mas não tinha o apoio de deputados e senadores da legenda e era considerado da “cota pessoal” da presidente. Para ocupar a ANTT, o nome de Passos precisará ser sabatinado no Senado.
Na posse do novo ministro dos Transportes, a presidente Dilma Rousseff utilizou parte do discurso para criticar governos anteriores pela falta de investimento em logística e disse que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Valec, estatais do setor, estão agora com um “time mais afinado” do que em gestões anteriores. Conforme revelou VEJA, as duas empresas eram engrenagens fundamentais no esquema de corrupção coordenado pelo PR no Ministério dos Transportes.
A confirmação do nome de César Borges como ministro do PR nesta segunda-feira não agradou parte das lideranças do partido. O anúncio do nome do ex-senador baiano foi feito à bancada pelo homem forte da agremiação, Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado por participar do esquema do mensalão. O presidente nacional do PR, Alfredo Nascimento, contatou apenas parte dos deputados e senadores, enquanto a presidente Dilma Rousseff telefonou diretamente para o líder do partido na Câmara, Anthony Garotinho, para falar de Borges.

Filme O invísivel


Novas regras para empregado doméstico entram em vigor

Congresso

Novas regras para empregado doméstico entram em vigor

Confira o que muda com a nova lei - e pontos que carecem de regulamentação

Empregada doméstica Noedilma Silva Santana
Empregada doméstica Noedilma Silva Santana (Píton/A Cidade/Futura Press)
Entrou em vigor nesta quarta-feira Emenda Constitucional que garante novos direitos trabalhistas aos empregados domésticos. Aprovada na semana passada pelo Senado, a chamada PEC das Domésticas foi promulgada pelo Congresso na noite de terça e publicada na edição desta quarta do Diário Oficial da União. Com a publicação, parte do novo texto legal entra em vigor automaticamente - e parte terá de passar por regulamentação. Entre os pontos aprovados automaticamente estão a jornada de 44 horas semanais, o pagamento de horas extras com adicional de 50% e o respeito a acordos e convenções coletivas. A grande mudança trazida pelas novas regras é a equiparação dos empregados domésticos aos dos demais setores da economia.


A PEC das Domésticas deve provocar um impacto significativo na vida das famílias brasileiras que contam, hoje, com o serviço de uma empregada. Com a obrigatoriedade de pagamento de adicionais por horas extras, estabelecido na PEC das Domésticas, o acréscimo no custo para os patrões será proporcional à exigência sobre o funcionário. Um empregado que cumpra duas horas extras diárias, por exemplo, acarretará aumento de 36% no gasto do empregador. Na lista a seguir, compreenda em 20 questões as mudanças imediatas trazidas pela nova lei:

Quem já tem empregada ou vai contratar agora precisará fazer um contrato de trabalho e adotar livro de ponto?

Não, mas ambos são recomendáveis. O contrato pode ser um texto escrito a mão e assinado pelas duas partes, na presença de duas testemunhas. Não é necessário registrá-lo em cartório. O livro de ponto pode ser um caderno a ser preenchido e assinado pela empregada.
São numerosos os trechos da PEC que ainda dependem de regulamentação do Congresso: a concessão de auxílio-creche, o pagamento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o adicional noturno são os principais. "Todos esse regulamento vai ser concluído num brevíssimo espaço de tempo", disse o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Os pontos pendentes da PEC das Domésticas terão prioridade na nova comissão criada pelo Congresso para normatizar mais de 100 propostas que ainda dependem de regulamentação. "A PEC tem uma série de procedimentos operacionais que ainda estão em aberto e criam, de certa forma, insegurança e preocupação no seio da sociedade", disse nesta terça o senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator do colegiado.

Seul revela plano para anular ataque da Coreia do Norte

Extremo Oriente

Seul revela plano para anular ataque da Coreia do Norte

Sistema permitirá à Coreia do Sul detectar, apontar e destruir alvos ou mísseis norte-coreanos em caso de sinais de um ataque iminente do regime comunista

  • Tanques sul-coreanos passam por uma ponte temporária perto da fronteira com a Coreia do Norte. Nova presidente da Coreia do Sul prometeu forte resposta militar a qualquer provocação da Coreia do Norte depois que Pyongyang anunciou que os dois países estavam agora em estado de guerra
  • Soldados norte-coreanos compareceram à praça Kim Il Sung, no centro de Pyongyang, nesta sexta-feira (14), para comemorar sucesso do lançamento do foguete Unha-3
  • Ditador Kim Jong-un comanda treinamento militar na Coreia do Norte
  • Soldado norte-coreano observa o sul enquanto patrulha a vila de Panmunjeom, na zona desmilitarizada da fronteira entre as Coreias, nesta terça-feira (19)
  • Tropas norte-coreanas fazem treinamento de chegada e defesa de costa em praia não identificada do país
  • Soldados saúdam o ditador Kim Jong-un nesta quinta em Pyongyang
  • O líder norte-coreano Kim Jong-Un acompanha treinamento do Exército em local não revelado
  • Soldados da Coreia do Sul patrulham fronteira perto da aldeia de Panmunjom em Paju, Coreia do Sul
  • Imagem divulgada pelo governo da Coreia do Norte, juntamente com um comunicado, informa que os soldados estão preparados para o combate contra a Coreia do Sul e Estados Unidos
  • Soldados norte-coreanos participam de treinamento militar em Pyongyang
  • Imagem divulgada nesta terça-feira (12), mostra o líder norte-coreano Kim Jong Un acenando ao lado de militares durante inspeção a um dos departamentos de defesa do país
  • Exército sul-coreano participa de exercício contra possíveis ataques da Coreia do Norte, perto da aldeia de Panmunjom em Paju, Coreia do Sul
  • Menina corre em zona desmilitarizada que separa as duas Coreias, em Paju, norte de Seul
  • Soldados da Coreia do Sul patrulham fronteira perto da aldeia de Panmunjom em Paju, Coreia do Sul
  • Soldados norte-coreanos preparam armamento pesado em treinamento em local não divulgado, em imagem disponibilizada pela agência de notícias do país, a KCNA, em Pyongyang
  • Soldados da Coreia do Sul patrulham fronteira perto da aldeia de Panmunjom em Paju, Coreia do Sul
  • Soldados norte-coreanos em treinamento militar em local não revelado. A foto foi liberada pela agência oficial de notícias da Coreia do Norte
  • Exército sul-coreano participa de exercício contra possíveis ataques da Coreia do Norte, perto da aldeia de Panmunjom em Paju, Coreia do Sul
Tropas norte-coreanas fazem treinamento de chegada e defesa de costa em praia não identificada do país
Tropas norte-coreanas fazem treinamento de chegada e defesa de costa em praia não identificada do país - KCNA/AFP
A Coreia do Sul revelou nesta segunda-feira detalhes sobre seu futuro plano de emergência para neutralizar um possível ataque da vizinha Coreia do Norte por meio de um novo sistema antimísseis e novos satélites espiões. Segundo o governo de Seul, o sistema permitirá ao Exército do país lançar uma ação preventiva de defesa se a Coreia do Norte mostrar sinais de um ataque iminente, seja nuclear ou com mísseis convencionais.


O novo plano de contingência, entregue à presidente Park Geun-hye pelo ministro da Defesa, Kim Kwan-jin, integra um relatório anual sobre a situação do conflito com a Coreia do Norte, marcado pela crescente tensão após as contínuas ameaças do regime do ditador Kim Jong-un a Seul e Washington. O ministro resumiu que o Exército sul-coreano está traçando uma "dissuasão ativa" e "criará um sistema de ataque para neutralizar rapidamente as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, enquanto melhora significativamente sua capacidade de vigilância e reconhecimento".
Prevendo um cenário de instabilidade a curto prazo devido ao discurso belicista da Coreia do Norte, a Defesa sul-coreana acelerará para antes da data prevista de 2015 o desdobramento de um sistema conhecido como "Cadeia de Destruição", capaz de detectar, apontar e destruir armamentos nucleares ou mísseis lançados por Pyongyang.
O Ministério sul-coreano também acelerará a criação e implementação de um sistema próprio de defesa antimísseis, antecipará o desdobramento de aviões espiões americanos Global Hawk e para 2021 planeja colocar em órbita pelo menos dois satélites militares de espionagem.
O novo plano de contingência perante a ameaça norte-coreana será formalizado em outubro deste ano, quando os chefes de Defesa da Coreia do Sul e EUA fazem sua reunião anual em matéria de segurança. A apresentação do relatório responde à prolongada campanha de ameaças a Seul e Washington que a Coreia do Norte iniciou no começo de março, quando a ONU ampliou suas sanções ao país comunista por causa de seu recente teste nuclear de fevereiro.
Resposta com força – Durante a reunião com o ministro da Defesa, Kim Kwan-jin, a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, ordenou ao Exército de seu país "responder com força", sem levar em conta "considerações políticas", no caso de um ataque da Coreia do Norte.
"A razão de ser das Forças Armadas é proteger o país e o povo das ameaças", argumentou a presidente, que apenas um mês depois de assumir o cargo está enfrentando uma das maiores crises dos últimos anos nas relações entre Sul e Norte.
Primeira mulher a ocupar a Presidência da Coreia do Sul, Park Geun-hye já advertiu em algumas ocasiões anteriores que responderá com dureza a eventuais ataques da Coreia do Norte, embora mantenha a postura de melhorar as relações com o país vizinho e inclusive prestar-lhe ajuda humanitária.
Exercícios militares – A fim de mais uma vez sinalizar ao regime comunista que está preparada para um conflito armado e demonstrar sua capacidade bélica, a Coreia do Sul anunciou neste domingo que realizará mais exercícios militares com a Marinha dos Estados Unidos em seu território ao longo de abril – os dois aliados já  fazem exercícios do gênero este mês. O anúncio de Seul foi feito no mesmo dia em que o ditador Kim Jong-un defendeu a ampliação "quantitativa e qualitativa" de seu arsenal nuclear para fazer frente às "ameaças dos Estados Unidos" e dois dias depois da Coreia do Norte declarar "estado de guerra" com a vizinha do sul.
O Exército da Coreia do Sul explicou que os exercícios militares consistirão em manobras e operações conjuntas para testar suas unidades. Além disso, os fuzileiros navais americanos estacionados no país asiático serão convidados a participar de "discussões técnicas para a preparação de possíveis provocações da Coreia do Norte".


Ao longo de abril, os militares baseados nas ilhas fronteiriças do Mar Amarelo também farão exercícios aéreos e navais. Neste momento, a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizam as manobras conjuntas anuais Key Resolve, que envolvem cerca de 10.000 soldados sul-coreanos e 3.500 americanos, além de um porta-aviões e caças de combate. Os Estados Unidos também anunciaram neste domingo o envio à Coreia do Sul de caças "invisíveis" F-22, que não são detectados por radares. 

A guerra de imagens da Coreia do Norte

Extremo Oriente VEJA

A guerra de imagens da Coreia do Norte

O jovem e imprevisível ditador Kim Jong-un tenta intimidar os inimigos com vídeos toscos e fotos que lembram o realismo socialista dos anos trinta

Imagem divulgada pelo governo da Coreia do Norte, juntamente com um comunicado, informa que os soldados estão preparados para o combate contra a Coreia do Sul e Estados Unidos
Imagem divulgada pelo governo da Coreia do Norte, juntamente com um comunicado, informa que os soldados estão preparados para o combate contra a Coreia do Sul e Estados Unidos - KCNA/Reuters
Na tentativa de intimidar inimigos externos e demonstrar poder para o público interno, a Coreia do Norte parece ter se inspirado no realismo socialista dos anos 1930 - a arte "patrocinada" (ou antes imposta) pelo regime soviético, que invariavelmente mostrava trabalhadores e soldados construindo unidos a sociedade do futuro. A retórica belicista norte-coreana, inflada desde as novas sanções aprovadas pela ONU contra o país, em resposta a um teste nuclear realizado em fevereiro, vem acompanhada por várias dessas imagens "realistas".

Caio Blinder: A perigosa cafonice norte-coreana
As fotos divulgadas pela agência estatal norte-coreana e distribuídas pelas agências internacionais têm como temática constante as inspeções feitas pelo ditador Kim Jong-un a fabricas e quartéis, militares em treinamentos e equipamentos de guerra. Todas as imagens mostram o contrario do que pretendiam - ou seja, que o poderio da Coreia do Norte não é tão ameaçador quanto Pyongyang tenta fazer crer.
Um artigo publicado pelo jornal The Washington Post chamou a atenção para a foto de uma visita de Kim Jong-un a uma unidade do Exército que estaria desenvolvendo tecnologia militar. “É possível que este computador – colocado em uma caixa de metal gigante bem retrô – faça algo extraordinário. Mas preste atenção à cadeira de sala de jantar, ao teclado e ao mouse Logitech. Nada disso grita ‘tecnologia militar avançada’”, diz o texto (leia a íntegra, em inglês).
Leia também:Coreia do Norte dá aval para expandir programa nuclearBan Ki-moon: ameaça da Coreia do Norte foi 'longe demais'

Além disso, algumas fotos não passam de montagens. Como a que mostra a chegada de embarcações e soldados em local não identificado do Norte. Um editor de fotografia da agência France-Presse disse ao jornal britânico The Telegraph que os barcos foram copiados e colados na imagem para dar a impressão de que são muitos. "Geralmente, um simples exame com nosso software descarta as fotos da (agência estatal) KCNA, mas eles estão ficando melhores com o Photoshop", disse Eric Baradat.
Internamente, destacou a agência Associated Press, os norte-coreanos têm acesso a uma imagem mais leve do ditador, que é retratado como um jovem líder enérgico, do povo, um homem de família – ao lado da sorridente mulher, Ri Sol Ju.
Vale lembrar que depois da morte de Kim Jong-il, anunciada em dezembro de 2011, rodaram o mundo imagens igualmente ensaiadas da população chorando, desconsolada, a perda do “amado líder”. A escola norte-coreana de propaganda tem longa tradição.
Vídeos – Além das fotos, a guerra propagandística do governo de Kim Jong-un usa vídeos para indicar o que poderia fazer contra adversários. Na última montagem, o Exército do Norte invade Seul com milhares de paraquedistas e toma milhares de americano como reféns no sul a península. Nos vídeos anteriores, a ofensiva foi contra a Casa Branca, o Capitólio de Washington, ambos destruídos por mísseis, e Nova York, que aparece em chamas.
Saiba mais:Seul revela plano para anular ataque da Coreia do NorteCoreia do Norte anuncia 'estado de guerra' com Sul

Se depender dos efeitos especiais dos vídeos, o vizinho do Sul e os Estados Unidos não têm com o quê se preocupar. A guerra de palavras reforça as versões alucinadas da realidade, ao mirar alvos estratégicos nos EUA que a Coreia do Norte esta longe de poder alcançar.
Como sempre, ao longo das últimas décadas, os rugidos de rato de Pyongyang têm o objetivo de arrancar da comunidade internacional os recursos básicos - a começar por alimentos - de que o regime precisa para se sustentar. O realismo socialista das fotos e vídeos da Coreia do Norte é tao somente um motivo de piadas. O motivo de preocupação se encontra, infelizmente, no eventual irrealismo socialista de Kim Jong-un e seus generais, que podem, sim, causar danos reais à Coreia do Sul e talvez ao Japão - sem falar no dano profundo que continuam a causar à sua própria população.

Ônibus que caiu de viaduto tinha vistoria vencida e 47 multas

Rio de Janeiro VEJA

Ônibus que caiu de viaduto tinha vistoria vencida e 47 multas

Último licenciamento do veículo que despencou de viaduto foi feito em 2011. Multas - 14 por excesso de velocidade - somam R$ 4,4 mil

Ônibus cai de viaduto na Avenida Brasil no Rio de Janeiro
Ônibus cai de viaduto na Avenida Brasil no Rio de Janeiro - Bruno de Lima/Frame
O ônibus da Viação Paranapuan que despencou na Avenida Brasil de um viaduto na região de Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira, estava com a vistoria anual obrigatória do Detran-RJ vencida. De acordo com o site do Detran-RJ, o último licenciamento do coletivo, placa KYI 0973, foi feito em 2011. O acidente resultou na morte de sete pessoas. Outras duas vítimas estão internadas em estado gravíssimo.
Fabricado em 2007, o ônibus acumula 47 multas desde 2008, que somam 4.400 reais, segundo a página da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) na internet. A última infração foi registrada em 19 de março, às 14h03, por transitar na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, acima da velocidade permitida. Há outras 13 multas por excesso de velocidade, e 12 por avanço de sinal. Já a vistoria feita pela SMTR estava em dia: a última ocorreu em 3 de julho do ano passado, e tem validade de um ano.
Os mortos foram identificados pelos bombeiros como Luiz Antônio do Amaral, de 41 anos; Marcius Flávio do Nascimento, de 36; Oséas da Silva Cardoso, de 39; Ângela Maria Reis da Silva, de 62; Francisco Batista de Souza, de 40; José Aparecido de Jesus, de 41; e Luciana Chagas da Silva, de 26. Até as 9 horas desta quarta-feira, apenas o corpo de Marcius já havia sido retirado por parentes no Instituto Médico-Legal (IML) para sepultamento. Ele será enterrado às 16 horas, no Cemitério de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.Ônibus cai de viaduto na Avenida Brasil no Rio de Janeiro
O motorista do ônibus, André Luiz Souza Oliveira, de 33 anos, está internado no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Ele teve fratura na perna, traumatismo craniano e está em estado de choque. O quadro dele é estável. O delegado José Pedro Costa da Silva, da 21ª Delegacia de Polícia (Bonsucesso) chegou a conversar com ele informalmente na noite de terça-feira, mas quer ouvi-lo de novo porque o motorista não estava em condições de prestar depoimento.
Investigações - Segundo o delegado José Pedro da Silva, da 21ª DP (Bonsucesso), uma discussão entre o motorista e um passageiro pode ter motivado o acidente. Uma das hipóteses é de que o braço do motorista teria sido puxado durante a briga, o que pode ter desgovernado o veículo.
Passageiros que escaparam ilesos contaram que um passageiro reclamou da velocidade exagerada com que o ônibus era conduzido. O motorista teria dito que quem estivesse descontente deveria comprar um carro. Outra linha preliminar de investigação da Polícia Civil aponta para a possibilidade de o ônibus ter saído da rota após bater em um caminhão.
(Com Estadão Conteúdo)