sexta-feira, 5 de abril de 2013

EUA afirmam que tomaram 'medidas prudentes' diante das ameaças norte-coreanas

Atualizado: 04/04/2013 20:34 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia





EUA afirmam que tomaram 'medidas prudentes' diante das ameaças norte-coreanas
EUA afirmam que tomaram 'medidas prudentes' diante das ameaças norte-coreanas
Washington, 4 abr (EFE).- Os Estados Unidos tomaram 'medidas prudentes' e 'todas as precauções necessárias' perante as ameaças da Coreia do Norte, que garante ter aprovado um ataque nuclear de seu exército contra esse país, disse nesta quinta-feira o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.
'Estamos tomando uma série de medidas preventivas', explicou Carney aos jornalistas no Air Force One.
Os Estados Unidos fortaleceram sua defesa no Pacífico com o envio de destroyers e sistemas antimísseis diante das ameaças da Coreia do Norte, depois que o secretário de Defesa, Chuck Hagel, as qualificou como um perigo 'real e claro'.
A ameaça mais recente de Pyongyang, que afirma ter aprovado um ataque nuclear de seu Exército contra os EUA, 'é motivo de preocupação e estamos tomando todas as medidas necessárias', detalhou o porta-voz de Obama.
'Continuamos pedindo aos líderes da Coreia do Norte que atendam ao pedido do presidente Obama de escolher o caminho da paz', reiterou Carney.
O porta-voz lembrou, além disso, que a 'retórica provocativa' de Pyongyang 'só serve para isolar ainda mais' a Coreia do Norte e causar danos à sua economia.
Conhecido como THAAD (Terminal de Defesa de Alta Altitude), o sistema que os Estados Unidos levarão à ilha de Guam nas próximas semanas é o único até o momento capaz de destruir mísseis de alcance curto e intermediário tanto dentro como fora da atmosfera terrestre.
A Coreia do Norte ameaçou, em várias ocasiões, atacar a base de Guam, território não incorporado dos EUA que se encontra a 3.200 quilômetros de Pyongyang e, portanto, dentro da categoria de mísseis norte-coreanos como o 'Musudan'.
Os EUA e a Coreia do Sul acreditam que a Coreia do Norte poderia lançar um míssil próximo do dia 15 de abril, aniversário do nascimento do fundador do Estado norte-coreano, Kim Il-sung.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário