quarta-feira, 20 de março de 2013

Standard Oil Company




Por Felipe Araújo
Considerada a maior empresa de sua época, a Standard Oil Company funcionou entre os anos de 1870 e 1911. Suas principais atividades eram a produção, o transporte e o refino de petróleo. O início das atividades da companhia deu-se em Ohio (EUA) através de uma sociedade integrada por John Davison Rockefeller, homem de negócios, investidor e filantropo norteamericano, William Rockefeller, seu irmão, Henry Flagler, que era um industrial, Stephen V. Harkness, empresário, e Samuel Andrews, químico. De acordo com alguns historiadores, a empresa dos Rockefeller transformou-se na maior do segmento do petróleo em escala mundial por se beneficiar de economias de escala, que se caracterizam por organizar o processo de produção para alcançar máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos, buscando, como resultado, baixos custos de produção e incremento de serviços e bens.
Neste processo, várias empresas concorrentes acabaram sendo absorvidas, houve um aumento da produção e a competitividade dos preços. No começo das atividades da Standard Oil Company, o transporte da matéria prima era feito nos comboios de Cornelius Vanderbilt, conhecido como “Comodoro” e que possuía a maior parte das ações da mais importante companhia ferroviária dos Estados Unidos. Após algum tempo, os primeiros oleodutos foram construídos e a empresa passa a liderar este mercado que florescia, virando um dos maiores monopólios da história da economia.
Com o começo dos anos 1880, a companhia Standard Oil e suas condicionadas apresentavam um controle de aproximadamente 90% das refinarias dos EUA, sendo que as empresas que sucederam a Standard Oil após seu fim são detentoras de cerca de 80% dos poços petrolíferos.
Após várias décadas monopolizando o mercado, a companhia dos Rockefeller acabou sendo punida pelo tribunal supremo dos EUA, que decidiu, no ano de 1911, acabar com o monopólio transformando a Standard Oil em 34 empresas de menor porte. Entre essas novas organizações, estão nomes importantes como Amoco, Mobil, Atlantic, Chevron e a Exxon. Apesar do desmantelamento, as Empresas Rockefeller continuaram no controle de todo o complexo econômico.
A representante das Empresas Rockefeller no Brasil tinha o nome de Esso Brasileira de Petróleo. Entre as ações da companhia no País, houve o patrocínio do Repórter Esso, um telejornal e radiojornal que liderou a audiência da comunicação brasileira entre as décadas de 40 e 60 e difundiu os conceitos da companhia. A empresa acabou sendo a pioneira da publicidade do Brasil, apresentava mascotes em propagandas e comercializava a Querosene Jacaré, em homenagem ao animal da fauna brasileira.
Fontes:
http://www.redeesso.com.br/sobre-esso/historia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Standard_Oil_Company
http://www.exxonmobil.com/Corporate/history/about_who_history.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário