quarta-feira, 20 de março de 2013

Conteúdo para o ENEM 2013

Conteúdo para o ENEM 2013


Com as provas a caminho, muito candidatos já se preparam a bastante tempo, para conseguir a nota adequada. Inclusive, a média alcançada serve para ser utilizado no programa ProUni que proporciona uma vaganos cursos do ensino superior de instituições particulares.


Na matriz de referência estão descritos as competências de área, as habilidades os eixos cognitivos do exame.

O ENEM 2013 segue o mesmo formato do exame atual, desde as formas de inscrições, a taxa e também as regras de isenção. Cada etapa do processo segue um ordem predatada. O conteúdo também continua sendo o mesmo, divido por áreas de conhecimento, que na verdade são compostas pelas disciplinas curriculares da grade do ensino médio.


  • O quadro a seguir demonstra resumidamente os conteúdo cobrado nas provas do ENEM 2013. A aplicação do teste será feito em dois dias, justamente para que sejam incluídos todas os assuntos programáticos previstos. Além disso também é cobrado em um dos dias a redação com um tema específico:
  • Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias – São matérias provenientes das disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – São matérias provenientes das disciplinas de Física, Química e Biologia.
  • Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação – São matérias provenientes das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Área: Matemática e suas Tecnologias – São matérias provenientes das disciplinas de Matemática.

A prova do Enem possui uma matriz de referência onde o candidato pode analisar calmamente a linha de raciocínio cobrado pelos colaboradores do teste. As questões ficam mais simples quando se examina a forma correta de realizá-las. Segue o link da matriz – http://enem.inep.gov.br/

Além do conhecimento das disciplinas determinadas no exame, o candidato também precisa estar a par de vários assuntos envoltos a atualidade social, educacional, cultural e tantos outras questões que indicam ética, cidadania política e etc. Quanto maior for o acervo de informações, maior será a possibilidade de obter um nota superior no Exame Nacional do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário