quarta-feira, 20 de março de 2013

Lincoln

Lincoln

Lincoln




Por Ana Lucia Santana
A consagrada historiadora Doris Kearns Goodwin realizou uma obra magistral ao investigar profundamente a forma como o presidente Abraham Lincoln  governava os Estados Unidos, compreendia o comportamento do ser humano e estabelecia pactos com seus adversários, convidados a atuar em sua gestão. O resultado foi a composição da minuciosa biografia de um dos mais significativos líderes da nação norte-americana. É uma obra de referência essencial para quem deseja compreender mais profundamente o contexto em que se desenrolou a Guerra Civil nos EUA e conhecer mais de perto seus protagonistas. Destacam-se em suas páginas temas como o espírito de chefia, a modéstia, percepção acurada do futuro, capacidade intelectual, a arte de governar.
O leitor vai entender melhor o projeto político que levou à indicação de Lincoln para a convenção do Partido Republicano e como este trajeto lhe permitiu concorrer ao posto de presidente dos Estados Unidos. Vai saber praticamente tudo sobre seus adversários e suas vidas particulares, seus caminhos no interior da esfera política, as necessidades prementes e as pretensões.
Estão presentes igualmente nesta biografia os princípios estabelecidos para a seleção dos membros de seu time governamental e como repercutiu a inesperada ideia de propor a seus antagonistas que participassem de sua administração. Aliás, quando a autora optou por alicerçar sua história no relacionamento do presidente com sua esposa, Mary, percebeu que Lincoln era mais próximo dos integrantes de seu time do que da própria mulher.
A historiadora passou então a ler os diários e a correspondência do presidente, e a partir deste enfoque vislumbrou a narrativa que queria tecer sobre um dos norte-americanos mais importantes e respeitados. Seu acirrado combate pela homologação da 13ª emenda à Constituição dos Estados Unidos levou finalmente ao fim do sistema escravista neste país; esta é uma das passagens mais conhecidas e significativas de sua biografia.
Em 2008, três anos após o lançamento do livro nos Estados Unidos, os direitos do livro já haviam sido adquiridos pelo cineasta Steven Spielberg. A produção estreou nos cinemas norte-americanos em 2012 e no Brasil em princípios de 2013, desembarcando aqui junto com a tradução de seu livro, uma versão sintetizada das 944 páginas originais publicada pela editora Record. O filme consagrou a interpretação de Daniel Day-Lewis como o presidente dos EUA. Na entrega do Oscar deste ano a produção conquistou dois prêmios importantes, melhor direção de arte e ator.
Doris Kearns Goodwin nasceu no dia 4 de janeiro de 1943. Ela é biógrafa, historiadora e conhecida comentarista política. É autora de biografias de vários presidentes norte-americanos, incluindo Lyndon Johnson and the American Dream; The Fitzgeralds and the Kennedys: An American Saga; No Ordinary Time: Franklin and Eleanor Roosevelt, com a qual em 1995conquistou o Pulitzer.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário