quarta-feira, 20 de março de 2013

Empreendedorismo educacional

Empreendedorismo educacional




Por Fernando Rebouças
Empreender se refere a alterar uma determinada realidade, produzir e conquistar novas oportunidades para a auto-realização pessoal e profissional. Em nível educacional o empreendedorismo abre a visão dos estudantes para projetar e implementar ideias e ações de investimentos. O empreendedorismo educacional  também pode ser compreendido como a inclusão das técnicas empreendedoras na elaboração de projetos educacionais e construção de instituições de ensino. No conceito educacional, o empreendedorismo visa o compartilhamento de informações  e soluções, com o objetivo de gerar e distribuir riquezas por meio do desenvolvimento da transmissão de conhecimento, capacitação, e expansão de teorias, artes e filosofias de trabalho aplicáveis. Considerando a Pedagogia Empreendedora, como conteúdo de capacitação, todo indivíduo é um ser empreendedor, que parte de um sonho ou de um ideal para a concretização projetada individualmente ou coletivamente.
O empreendedorismo educacional, além de guiar a constituição de uma instituição de ensino, como ela se constrói e se posiciona no mercado educacional, coloca-se existente nas redes públicas de ensino como forma na gestão das escolas e no próprio ensino do empreendedorismo aos alunos por meio da Pedagogia Empreendedora.
Um dos idealizadores da Pedagogia Empreendedora é Fernando  Dolabela, que define o verbo empreender como a capacidade de gerar novos conhecimentos a partir do domínio de saberes sintetizados nas bases da educação, na linha do aprender a saber, aprender a fazer e aplicar o conhecimento teórico, aprender a conviver e aprender a ser. A escola precisa incentivar o sonho de cada aluno, ampliar a visão de sua realidade e a busca por possibilidades.
Para a melhoria do sistema de educação, o empreendedorismo educacional, a partir de diferentes especialistas e professores, pretende aprimorar a qualidade da educação brasileira, seus métodos e bases, identificando uma melhor inserção tecnológica para aprimorar os instrumentos de aprendizagem.
Com a popularização da tecnologia da informação nas mãos dos estudantes, a pergunta que as escolas buscam responder é como gerir o excesso de informação e conteúdo? Como atualizar o interesse pelo conteúdo de determinados livros didáticos que, tradicionalmente, são atualizados a cada ano ou a cada dois anos, com a inserção de tablets e computadores nas salas de aula? As respostas necessitam de ideias para se tornarem em soluções, e elas estão situadas no contexto do empreendedorismo educacional.
Fontes:
http://www.espacoacademico.com.br/063/63cealuz.htm
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/0/empreendedores-da-educacao-277566-1.asp
“Pedagogia Empreendedora – O Ensino do Empreendedorismo na Educação Básica voltado para o Desenvolvimento

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