sexta-feira, 22 de março de 2013

UFMG adere ao Sisu e anuncia fim do vestibular

Ensino superior

UFMG adere ao Sisu e anuncia fim do vestibular 

Instituição já adotava o Enem como primeira fase do processo seletivo

Campus Pampulha da UFMG, com o prédio da  Faculdade de Ciências Econômicas (Face) em destaque
Campus Pampulha da UFMG, com o prédio da  Faculdade de Ciências Econômicas (Face) em destaque (Foca Lisboa/UFMG)
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou que, a partir deste ano, a seleção para cursos de graduação da instituição será feita exclusivamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do Ministério da Educação que seleciona candidatos com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário na noite de terça-feira e publicada nesta manhã no site da instituição.
A UFMG já havia aderido parcialmente ao Enem. Até o último processo seletivo, finalizado no início deste ano, a avaliação do governo federal equivalia à primeira fase do vestibular mineiro. Os aprovados eram então convocados para uma série de provas da segunda fase, organizada pela própria universidade. Com a mudança, a segunda etapa deixa de existir, e os interessados terão agora de se inscrever no Sisu.
De acordo com o reitor, Clélio Campolina, há três anos a UFMG estuda o fim do vestibular. Segundo ele, a adoção do Enem permite que o Brasil se aproxime do modelo de seleção de países europeus e dos Estados Unidos. Ainda segundo a direção da universidade, apenas os candidatos a carreiras como música, dança e teatro terão de realizar exames específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário