quarta-feira, 10 de abril de 2013

Papa fala espanhol pela 1ª vez em audiência pública

Religião


Francisco havia frustrado fiéis latinos ao só falar publicamente em italiano

Papa Francisco é saudado por multidão na Praça de São Pedro antes de sua primeira audiência pública
Papa Francisco é saudado por multidão na Praça de São Pedro antes de sua primeira audiência pública - Gabriel Bouys/AFP
Pela primeira vez em uma audiência pública das quartas-feiras, o papa Francisco falou hoje em espanhol, idioma que usou junto do italiano para saudar o público de cerca de 40.000 pessoas presentes na praça São Pedro para o tradicional encontro semanal com os fiéis.
Desde sua eleição em 13 de março, o pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio só havia falado em italiano, com a exceção do dia em que cumprimentou jornalistas de todo o mundo que cobriram o conclave com uma frase em espanhol.


Nas duas audiências públicas realizadas até agora (a desta quarta é a terceira), Francisco só usou o italiano, inclusive quando cumprimentou os fiéis espanhóis e latino-americanos e resumiu a catequese, o que desiludiu muitos dos presentes, que queriam escutar em espanhol o primeiro papa latino-americano da história.
O papa emérito Bento XVI costumava saudar os fiéis e fazer um resumo da catequese em vários idiomas, inclusive em árabe. "Saúdo cordialmente os peregrinos de língua espanhola, provenientes da Espanha, Argentina, México e dos demais países latino-americanos", disse ao final da audiência o papa, que chegou a fazer uma referência ao seu clube de coração, o San Lorenzo.
(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário