quarta-feira, 10 de abril de 2013

O modelo de Bohr do átomo é um modelo planetário em que os elétrons orbitam ao redor do núcleo atômico.
JabberWok, Wikipedia Commons
O Modelo de Bohr tem um átomo consistindo de um núcleo pequeno e carregado positivamente orbitado por electrões de carga negativa. Aqui está uma olhada no modelo de Bohr, que é às vezes chamado de modelo de Rutherford-Bohr.
Visão geral do modelo de Bohr ""
Niels Bohr propôs o modelo de Bohr do átomo em 1915. Porque o modelo de Bohr é uma modificação do modelo de Rutherford antes, algumas pessoas chamam de modelo de Bohr O modelo de Rutherford-Bohr. O modelo moderno do átomo é baseada na mecânica quântica. O Modelo de Bohr contém alguns erros, mas é importante porque descreve a maioria das características aceitáveis ​​de teoria atómica sem toda a matemática de alto nível da versão moderna. Ao contrário dos modelos anteriores, o modelo de Bohr explica a fórmula de Rydberg para as linhas de emissão espectral de hidrogênio atômico.

O modelo de Bohr é um modelo planetário em que os elétrons carregados negativamente órbita de um núcleo pequeno, com carga positiva semelhante aos planetas orbitando o Sol (exceto que as órbitas não são planas). A força gravitacional do sistema solar é matematicamente semelhante à força de Coulomb (elétrica) entre o núcleo carregado positivamente e os elétrons carregados negativamente.
Pontos principais do modelo de Bohr

     Elétrons orbitam o núcleo em órbitas que têm um tamanho definido e energia.
     A energia da órbita está relacionada com o seu tamanho. A energia mais baixa é encontrada na mais pequena órbita.
     A radiação é absorvida ou emitida quando um elétron passa de uma órbita para outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário