quarta-feira, 10 de abril de 2013

Morre Robert Edwards, criador da fertilização in vitro

Memória


O britânico, ganhador do prêmio Nobel de Medicina de 2010 por seus estudos sobre infertilidade, é considerado o 'pai' do primeiro bebê de proveta do mundo

Robert Edwards posa para foto ao lado de Louise Brown e seu filho (à direita), e Lesley Brown (centro), mãe de Louise. A foto foi tirada no dia 12 de julho de 2008, às vésperas do trigésimo aniversário de Louise, primeiro bebê de proveta do mundo.
Robert Edwards ao lado de Louise Brown e seu filho (à direita), e Lesley Brown (centro), mãe de Louise. A foto foi tirada no dia 12 de julho de 2008, às vésperas do trigésimo aniversário de Louise, primeiro bebê de proveta do mundo (Bourn Hall Clinic/AFP)
Morreu nesta quarta-feira, aos 87 anos, o embriologista britânico Robert Edwards, ganhador do prêmio Nobel de Medicina de 2010 e criador do método de fertilização in vitro. Segundo comunicado da Universidade de Cambridge, da qual o cientista era professor, Edwards faleceu tranquilamente enquanto dormia “após uma longa doença”.
Robert Edwards é conhecido como o "pai" do primeiro bebê de proveta do mundo, a britânica Louise Brown, nascida em 1978. Suas pesquisas sobre fecundação começaram em meados da década de 1950, e a técnica desenvolvida por ele possibilitou o nascimento de mais de quatro milhões de pessoas.


"Bob Edwards era um homem notável, que mudou a vida de muitas pessoas. Ele não era apenas um visionário em sua ciência, mas também na sua comunicação com o público em geral sobre as questões científicas nas quais ele foi um grande pioneiro. A sua morte será muito sentida por seus colegas, alunos, família e todas as pessoas que ele ajudou a ter filhos”, disse, em comunicado, Martin Johnson, professor de ciência da reprodução da Universidade de Cambridge.
Biografia — O britânico, nascido em 1925 em Manchester, estudou biologia nas universidades de Gales e na de Edimburgo. A partir de 1958, começou a trabalhar no processo de reprodução humana. Em 1963, na cidade de Cambridge, fundou, junto com Patrick Steptoe (falecido em 1988), o primeiro centro de pesquisas para a fecundação in vitro.
Edwards foi agraciado com o Nobel de Medicina em 2010 pois conseguiu, com seus estudos, vencer "desafios monumentais" no campo da ciência, e seu êxito representou uma "revolução" no tratamento da infertilidade, segundo afirmou na época o Instituto Karolinska, responsável por escolher os vencedores do prêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário