quinta-feira, 28 de março de 2013

Tênis minimalistas e lesões

VEJA

Tênis minimalistas e lesões

(Foto: Thinkstock)
É cada vez maior o número de corredores que aderem aos chamados tênis minimalistas, ou seja, aqueles que oferecem o mínimo de proteção contra o impacto. Em geral, são modelos extremamente leves e que praticamente só protegem os pés de pedras e cortes. Aliás, já abordei o assunto aqui, no texto “Correr Descalço – A Polêmica Continua”. Agora surgiu um novo estudo1, ainda a ser publicado no conceituado Medicine & Science in Sports and Exercise.
Os pesquisadores acompanharam 36 corredores experientes e que foram submetidos ao exame de ressonância magnética antes e após 10 semanas de um período de adaptação a um modelo de tênis minimalista bem conhecido.
Dezessete sujeitos foram encaminhados para um grupo controle (mantiveram seus treinos nos modelos de tênis tradicionais com amortecimento), enquanto os outros dezenove entraram para o grupo experimental (transição gradual do tênis tradicional para o minimalista ao longo de dez semanas). O nível de desgaste ósseo foi graduado de 0 a 4 (onde 0 signfiicava sem desgaste, o 3 desgaste em mais de 50% do osso e o nível 4 foi considerado uma fratura por estresse).
Resultados - No grupo que iniciou o processo de adaptação ao calçado minimalista, dez dos dezenove corredores apresentaram sinais de desgaste ósseo. Destes dez acometidos, dois desenvolveram fratura por estresse. Já no grupo controle, apenas um dos dezessete atletas desenvolveram algum tipo de desgaste. Além disso, o grupo controle percorreu uma distância semanal média mais alta, em comparação com o grupo experimental.
A conclusão dos pesquisadores: talvez seja necessário um período ainda mais longo e uma transição mais gradativa para os minimalistas. Mas a minha conclusão, e baseio-me em casos reais de corredores que conheço, é: corra com o tênis convencional e ande usando o minimalista. E ainda assim, faça uso moderado deste último modelo, evitando longas caminhadas e horas a fio em pé.
Ridge, Sarah T.; Johnson, A.Wayne; Mitchell, Ulrike H.; Hunter, Iain; Robinson, Eric; Rich, Brent S. E.; Brown, Stephen Douglas. Foot Bone Marrow Edema after 10-week Transition to Minimalist Running Shoes. Medicine & Science in Sports & Exercise: POST ACCEPTANCE, 22 February 2013.
Por Renato Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário