quinta-feira, 28 de março de 2013

Amigos de magnata russo rejeitam hipótese de suicídio

Mundo     VEJA

Amigos de magnata russo rejeitam hipótese de suicídio

Boris Berezovski foi encontrado morto em sua mansão no último sábado. Polícia britânica levantou possibilidade de enforcamento

Boris Berezovsky no seu escritório em sua casa, na Inglaterra
Boris Berezovsky no seu escritório em sua casa, na Inglaterra - John Downing/Hulton Archive/Getty Images
Amigos do magnata russo Boris Berezovski, encontrado morto no último fim de semana, afastaram a hipótese de suicídio levantada pela polícia britânica. Apesar de ter ficado depressivo por um tempo depois de ser derrotado em uma disputa judicial milionária contra Roman Abramovich, os amigos dizem que Berezovski tinha melhorado e recentemente havia resolvido seus problemas financeiros. Teria até planejado uma viagem para a última segunda-feira, portanto, depois da data em que foi encontrado morto em sua mansão, perto de Londres.
“Sua ex-mulher, Galina, não acha que foi um suicídio. Ela sabe que ele ia a Israel. Boris amava o país. Ele tinha muitos amigos e se sentia relaxado lá. Eu não acredito que foi uma morte por causas naturais”, disse Nikolay Glushkov ao jornal britânico The Guardian. Segundo Glushkov, o russo havia acertado vários compromissos, incluindo alguns pessoais, para o período em que estaria em Israel.
Michael Cherney, empresário uzbeque que mora em Israel, disse ao Financial Times que conversou com Berezovski na manhã de sexta. O russo teria dito que ia a Israel na segunda e pediu para que Cherney o ajudasse a reservar um hotel. “Isso significa que ele não queria morrer”. O empresário também questionou a versão de enforcamento, dada pela polícia. “Como ele se enforcou se foi encontrado no chão? Nós precisamos esperar pela explicação oficial”.

Leia também: Grã-Bretanha acumula série de mortes suspeitas
Boris Berezovski, de 67 anos, foi encontrado morto no banheiro de sua casa, em Londres. A polícia descartou o envolvimento de terceiros no caso, mas a família e alguns amigos dizem não acreditar que o magnata se matou e sugerem que ele foi morto. “Boris era uma pessoa refinada e ele teria se matado com métodos menos dolorosos”, disse Glushkov.
No último domingo, a polícia britânica fez uma busca na casa do magnata e não encontrou nenhum objeto suspeito. Na segunda, os resultados de exames pós-morte apontaram que a causa da morte de Berezovski é “consistente com enforcamento”, mas que o “patologista não encontrou nada que indique luta violenta”. Exames toxicológicos estão sendo realizados e os resultados são esperados para daqui a algumas semanas.
Leia mais: Imprensa russa tenta explicar morte de magnata Berezovski
Família – A família de Berezovski prestou homenagens ao magnata nesta quarta. Anastasia, uma de suas filhas, descreveu o pai como uma pessoa que nunca parou de lutar pelo que defendia e que se preocupava em deixar os filhos orgulhosos. “Sua determinação e animação para todos os aspectos da vida é algo que se destaca até nas mais antigas memórias que tenho dele e permanecerá no fundo do meu coração. Não há palavras suficientes. Isso pode, de alguma forma, expressar tudo o que ele era. A única palavra que se aproxima é extraordinário”.
O funeral de Boris Berezovski só deve ser realizado daqui a seis semanas, quando a polícia liberar o corpo. Autoridades russas querem que Berezovski seja enterrado em Moscou, de onde ele partiu depois de se desentender com o presidente Vladimir Putin. Amigos dizem que ele deve ser enterrado em Londres ou em Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário