quinta-feira, 28 de março de 2013

Petrópolis entra em alerta máximo: rio pode transbordar

Rio de Janeiro    VEJA

Petrópolis entra em alerta máximo: rio pode transbordar

Sirenes soaram no bairro Quitandinha, onde 33 pessoas morreram na semana passada

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil procuram vítimas em Petrópolis, cidade na região serrana do Rio de Janeiro atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil procuram vítimas em Petrópolis, cidade na região serrana do Rio de Janeiro atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias - Luiz Roberto Lima/Futura Press
A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, entrou em alerta máximo na tarde desta quarta-feira, em razão das chuvas. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Rio Quitandinha corre o risco de transbordar. A prefeitura fez soar as sirenes de atenção aos moradores do bairro que leva o mesmo nome do rio - e onde morreram 33 pessoas em deslizamentos na semana passada.
Leia: Governo federal decreta estado de emergência em Petrópolis
Em Macaé, a situação também é preocupante, com o Rio São Pedro atingindo 80% do nível de transbordamento, informa o Inea. Em Belford Roxo, o Rio Capivari também está em alerta máximo, e em Duque de Caxias é o Rio Inhomirim que inspira cuidados. Alerta máximo é o último nível de quatro possíveis na escala do instituto.
Em Nova Friburgo, a Rodovia RJ-116 (Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco) está operando no sistema de Pare e Siga - quando a liberação do fluxo de veículos é feita de maneira alternada -, na altura do quilômetro 69. Segundo a Concessionária Rota 116 S/A, a medida é preventiva, pois existe a possibilidade de escorregamento de encosta. Na cidade, o Rio Bengalas também está em alerta.
Petrópolis - Na segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff esteve em Petrópolis, para a missa em homenagem às vítimas da última tragédia, e garantiu o repasse de 12 milhões de reais emergenciais para recuperar os danos causados pelas chuvas. O prefeito Rubens Bomtempo pediu mais 100 milhões de reais para a reconstrução da cidade.
Leia mais: Em visita a Petrópolis, Dilma libera R$ 12 mi emergenciais
Nesta quarta, o Ministério de Integração Nacional anunciou o repasse imediato de 8 milhões de reais, por meio do Cartão de Pagamento da Defesa Civil, para assistência aos familiares das vítimas, apoio às famílias que estão em abrigos e recuperação das vias urbanas afetadas por deslizamentos e inundações.
"O trabalho de assistência à população e de recuperação das áreas atingidas requer esforço coletivo, e esta é a orientação do governo", declarou o ministro Fernando Bezerra Coelho, após reunião com Bomtempo, em Brasília. "Com o aporte de 8 milhões de reais, podemos ampliar nossa capacidade de atuação para devolver ao município a situação de normalidade. Também será possível cumprir compromissos imediatos, como o aluguel social dos cidadãos que perderam seus imóveis", frisou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário