quarta-feira, 27 de março de 2013

Obama nomeia mulher como diretora do Serviço Secreto

Atualizado: 26/03/2013 20:43 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia

Obama nomeia mulher como diretora do Serviço Secreto




Obama nomeia mulher como diretora do Serviço Secreto
Obama nomeia mulher como diretora do Serviço Secreto
Washington, 26 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou Julia Pierson como nova diretora do Serviço Secreto, o que representa uma mudança para o órgão responsável pela segurança presidencial, que até agora só havia sido dirigido por homens.
Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama anunciou a designação de Julia e ressaltou os '30 anos de experiência' dela no Serviço Secreto, onde até agora ocupava o cargo de chefe de gabinete.
Julia Pierson, cuja nomeação não precisa ser confirmada pelo Senado, 'sempre exemplificou o espírito e a dedicação que os homens e mulheres do Serviço Secreto demonstram a cada dia', elogiou Obama.
Além disso, o presidente americano ressaltou a 'carreira exemplar' de Julia, e garantiu que ela está 'eminentemente qualificada' para dirigir a agência que também é responsável pela luta contra a corrupção.
Julia, de 53 anos, será a primeira mulher a dirigir a agência, que em abril de 2012 enfrentou um escândalo de prostituição durante a Cúpula das Américas em Cartagena, na Colômbia.
As revelações que vieram à tona na época puseram em primeiro plano as críticas à cultura interna do Serviço Secreto, dominado por homens.
Pelo menos 12 agentes estavam envolvidos no escândalo por terem levado prostitutas a seus quartos do hotel em Cartagena antes da visita de Obama durante a Cúpula das Américas.
Mark Sullivan, que estava à frente do Serviço Secreto desde 2006 pediu perdão pelo ocorrido, e anunciou sua renúncia em fevereiro de 2012.
Julia, sua sucessora, entrou no Serviço Secreto em 1983, como agente especial em Miami (Flórida) e dirigiu vários departamentos dentro da agência antes de ocupar o cargo de chefe de gabinete que assumiu em 2008.
Em comunicado, Sullivan aprovou a nomeação de Julia e ressaltou os 30 anos de trabalho conjunto, assim como o seu 'julgamento, liderança, personalidade, caráter e compromisso com o país' da nova diretora.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário