segunda-feira, 25 de março de 2013

Secretário de estado americano faz visita surpresa ao Iraque

Secretário de estado americano faz visita surpresa ao Iraque

VEJA

John Kerry alerta governo de Bagdá sobre uso do espaço aéreo iraquiano por aviões do Irã para abastecer Síria com armas

Kerry posa com os marines durante visita à embaixada americana em Bagdá
Kerry durante visita à embaixada americana em Bagdá (Jason Reed/AFP)
O secretário de estado americano John Kerry chegou de surpresa neste domingo a Bagdá, capital do Iraque, e fez uma advertência às autoridades do país sobre o uso do espaço aéreo iraquiano por aviões do Irã. Segundo Kerry, aviões iranianos sobrevoam o Iraque carregados de armas em direção à Síria, com o objetivo de fornecer armamentos ao regime do ditador Bashar Assad. "Disse muito claramente ao primeiro-ministro que o sobrevoo de aeronaves que partem do Irã contribui para apoiar o presidente Assad", afirmou Kerry a jornalistas, após reunião com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al Maliki.
Leia também:
Obama volta a cobrar o Irã por causa da questão nuclearAssad promete 'limpar' a Síria de extremistas

Os Estados Unidos já pediram em várias ocasiões que o Iraque controle as cargas dos aviões procedentes do Irã com destino à Síria. Esta é, no entanto, a primeira viagem de um chefe da diplomacia americana ao Iraque desde que Hillary Clinton esteve no país, em 2009.
Kerry também demonstrou preocupação com a onda de protestos da minoria sunita iraquiana. O chefe da diplomacia americana pediu a Maliki, um xiita, que atue em favor de uma melhor integração dos sunitas — que constituem 25% da população e que, desde dezembro, realizam protestos por se considerarem marginalizados.
A visita de Kerry tem motivação simbólica, já que acontece poucos dias depois do décimo aniversário da invasão americana ao país. A ação levou à derrubada de Saddam Hussein, mas fracassou em estabelecer a democracia estável imaginada pelo ex-presidente George W. Bush.
O ex-embaixador americano no Iraque Ryan Crocker defende um maior envolvimento do governo de Barack Obama no país. "Devemos aproveitar todas as vantagens de nosso acordo de associação estratégica para aumentar nosso peso político (...) para demostrar ao Iraque ele tem um sócio, um aliado e outras opções invés de olhar para o Irã", declarou o diplomata.
(Com Agência AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário