terça-feira, 26 de março de 2013

Projeto pretende soltar cerca de 200 mil tartarugas na região Norte do Brasil

Atualizado: 25/03/2013 18:00 | Por Portal EcoD

Projeto pretende soltar cerca de 200 mil tartarugas na região Norte do Brasil




Projeto pretende soltar cerca de 200 mil tartarugas na região Norte do Brasil
As pegadas das tartarugas da espécie Tracajá (Podocnemis unifilis), em formato de tampinhas de garrafas de vidro (chamadas de pinchas), deram origem ao Projeto Pé-de-pincha, que tem o objetivo preservar e conservar as populações de quelônios da Amazônia, além de realizar trabalhos sociais com as comunidades ribeirinhas.
A organização foi criada em 1999 por comunitários da cidade de Terra Santa no Pará e pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Recentemente, o grupo desenvolveu um cronograma de soltura das espécies de tartarugas nos dois maiores estados da região Norte: Amazonas e Pará. A expectativa dos coordenadores do projeto, os professores Paulo César Andrade e Aldeniza Lima, é que cerca de 1,3 mil famílias, em 118 comunidades, receberão noções de educação ambiental e passarão a cuidar da questão em suas localidades.
O trabalho começou a partir do Médio Rio Amazonas, Madeira e Negro, nos municípios de Nhamundá, Barcelos, Itacoatiara, Parintins e Barreirinha (AM), Terra Santa, Juruti e Oriximiná (PA). Nos meses de fevereiro e março, os agentes passaram pelas comunidades de Marau, Barreirinha, Uaicupará, Borba, Careiro Castanho, Barcelos, Terra Santa, no estado do Pará. E, entre os dias 1º e 14 de abril, a atividade será executava em Parintins.
De acordo com o cronograma, aproximadamente 198.130 filhotes de quelônios serão devolvidos à natureza, sendo:
81173 filhotes de Tracajá;
101.643 filhotes de Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa);
8.445 filhotes de Iaçá ou Pitiu (P. sextuberculata);
6845 filhotes de Irapuca ou Calalumã (P.erytrocephala);
Três filhotes de Cabeçudo (Peltocephalus dumerilianus).
E para os baixinhos... Pinchinha!
O projeto também possui o Pinchinha, destinado para às crianças. No portal da organização são disponibilizadas seis cartilhas, que explicam desde o que é a iniciativa, até como proteger e preservar o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário