quinta-feira, 4 de abril de 2013

Motorista e agressor serão indiciados por acidente na Avenida Brasil

Rio de Janeiro VEJA

Motorista e agressor serão indiciados por acidente na Avenida Brasil

Briga entre eles teria levado à queda do ônibus, deixando sete pessoas mortas e outras nove feridas; ambos responderão por homicídio doloso (com intenção)

  • Ônibus cai de viaduto na Avenida Brasil no Rio de Janeiro
  • Ônibus cai de viaduto na Avenida Brasil no Rio de Janeiro






Ônibus cai de viaduto na Avenida Brasil no Rio de Janeiro











Ônibus cai de viaduto na Avenida Brasil no Rio de Janeiro - Bruno de Lima/Frame
O delegado José Pedro Costa da Silva, da 21ª DP (Bonsucesso), vai indiciar tanto o motorista do ônibus, que despencou de um viaduto na Avenida Brasil na terça-feira, quanto o passageiro que o agrediu durante a briga que pode ter motivado o acidente. Ambos terão a prisão preventiva decretada e responderão por homicídio doloso (quando há intenção de matar). Os dois estão entre os nove feridos na queda, que matou sete pessoas.
O estudante de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rodrigo dos Santos Freire, de 25 anos, discutia com o motorista André Luiz da Silva Oliveira, de 33 anos, pouco antes do acidente com o veículo da linha 328 (Bananal-Castelo), da empresa Paranapuan. No viaduto Brigadeiro Trompowski, o ônibus rompeu a grade lateral de proteção e caiu de cabeça para baixo na pista lateral da via.
Leia: Motorista teria levado chute no rosto antes de acidente na Avenida Brasil
Passageiros ouvidos até o momento contam que Rodrigo pulou a catraca do veículo, bateu boca e deu um chute no rosto de André. "Algumas pessoas contam que o condutor parece ter desmaiado", revela o delegado. Duas testemunhas reconheceram o estudante como o agressor, por meio de fotos na delegacia, e também pessoalmente no hospital Miguel Couto, na Zona Sul, onde Rodrigo está internado. O jovem tem duas passagens pela polícia, ambas por lesão corporal.
"Após as provas testemunhais, não há dúvidas de que Rodrigo foi o agressor do motorista. E o condutor, ao dirigir em alta velocidade, discutir com o passageiro, a ponto de ser agredido, também contribuiu para o acidente. Por isso, serão indiciados por homicídio doloso", afirmou José Pedro Costa da Silva. "As testemunhas o reconheceram sem sombra de dúvida", acrescentou.
Leia: Ônibus cai de viaduto na Avenida Brasil e sete morrem
Interrogatórios - Em depoimento nesta tarde, Rodrigo disse não se lembrar de ter entrado no ônibus. Falou que só se recorda de ter saído de casa, na Ilha do Governador, para ir à aula, na Ilha do Fundão, e que ficou sabendo do acidente pela televisão que se encontra na enfermaria onde está internado. Ele fraturou a mandíbula no acidente.
De manhã, o delegado também tentou ouvir o motorista, que está no hospital Getúlio Vargas, mas ele ainda não está em condições de falar sobre o caso. "Ele está em estado de choque, não se recorda do que aconteceu. Sua memória recente está prejudicada", contou Silva, na saída da unidade de saúde. André teve fratura na perna e traumatismo craniano.
Leia também: Ônibus que caiu de viaduto tinha vistoria vencida e 47 multas
Vistorias - Independentemente dos relatos, uma perícia foi realizada no ônibus para verificar se a parte mecânica estava funcionando adequadamente. De acordo com o site do Detran-RJ, o último licenciamento do coletivo, placa KYI-0973, foi feito em 2011. Fabricado em 2007, o ônibus acumula 47 multas desde 2008, segundo a página da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) na internet - catorze delas por excesso de velocidade, e doze por avanço de sinal. Já a vistoria feita pela SMTR estava em dia: a última ocorreu em 3 de julho do ano passado, e tem validade de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário