quinta-feira, 4 de abril de 2013

Chuvas torrenciais deixam dezenas de mortos na Argentina

América Latina

VEJA

Chuvas torrenciais deixam dezenas de mortos na Argentina

Autoridades de La Plata - cerca de 60 quilômetros ao sul da cidade de Buenos Aires - consideram este um desastre climático único na história da cidade

Homem usa prancha para tentar se locomover em avenida alagada. Cinco pessoas morreram como consequência da forte chuva que atingiu Buenos Aires no início da madrugada desta terça-feira (2)
Homem usa prancha para tentar se locomover em avenida alagada. Ao menos cinco pessoas morreram como consequência da forte chuva que atingiu Buenos Aires no início da madrugada desta terça-feira (2) - Fernando Sturla/AFP
Dezenas de pessoas morreram na Argentina depois das chuvas torrenciais que deixaram centenas de desabrigados nos últimos dias. O temporal atingiu a capital Buenos Aires e depois se deslocou para o sul, chegando a La Plata, onde caíram 400 milímetros de água em duas horas.
Segundo a imprensa argentina, só em La Plata, localizada cerca de 60 quilômetros ao sul da cidade de Buenos Aires, o número de mortos já chega a 40. "É um desastre climático único na história de La Plata", disse a repórteres o ministro da Justiça e Segurança do distrito, Ricardo Casal. Mais de 2.000 pessoas tiveram de ser evacuadas e metade da cidade ficou inundada.Homem sobe em carro em área inundada em La Plata, na Argentina
“Agora vamos encontrando com a pior situação”, disse, pela manhã, o governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli, que não descartou a possibilidade de aumento no número de mortos. Há mais de 2.200 desabrigados e muitas pessoas aguardam resgate nas lajes de suas casas e em cima de carros. “Nunca vi coisa igual. Esta situação não tem precedentes”, acrescentou Scioli. Ele explicou que um grande volume de chuva caiu em poucas horas, e não houve tempo para os moradores escaparem.
Em La Plata, muitas pessoas tiveram de passar horas sobre os telhados de suas casas à espera de resgate, conforme a água arrastava todos os veículos em seu caminho. "A tarefa mais difícil foi à noite, quando a água atingiu níveis muito elevados na madrugada e não havia possibilidade de sobrevoar ou oferecer auxílio aéreo", explicou Casal, acrescentando que havia cerca de 1.500 desabrigados.
Em Buenos Aires, as chuvas deixaram pelo menos seis mortos. A inundação de ruas e casas atingiu com maior força os bairros da zona norte da capital, onde tem crescido nos últimos dez anos a construção de edifícios, sem a realização de obras de infraestrutura hídrica, segundo entidades ambientalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário