Estados Unidos VEJA
Permissão de pequenos canivetes em voos nos EUA traz de volta o fantasma de 11 de setembro
Novas regras da agência que cuida da segurança dos transportes aéreos nos Estados Unidos começam a valer em 25 de abril
Agente da TSA espera para passar bagagens no raio-x, no aeroporto internacional de Los Angeles
(REUTERS/Mario Anzuoni)
A nova política da TSA permite facas com lâminas de até 6 centímetros de comprimento e 1,3 centímetro de largura (ver foto abaixo), desde que elas não possuam travas ou lâminas fixas nem cabos moldados. Equipamentos de esporte também serão liberados, como tacos de bilhar, bastões de esqui, tacos de golfe e bastões de beisebol menores que 61 centímetros e mais leves que 700 gramas. A proibição foi mantida para estiletes, giletes, alicates multifunções.
Facas permitidas pela Transportation Security Administration
O senador democrata Charles Schumer, de Nova York, enviou uma carga a John Pistole, chefe da TSA, dizendo que, em um ambiente confinado, qualquer objeto vira uma ameaça. “Os ataques de 11 de setembro mostraram que até uma pequena lâmina nas mãos de um terrorista pode levar ao desastre”, escreveu.
Schumer também questionou o fato de ser liberada a possibilidade de alguém portar uma pequena faca, mas não ser permitido levar uma embalagem grande de shampoo e ter de tirar os sapatos para passar pela segurança. A razão para isso, de acordo com a TSA, é o fato de existir explosivos líquidos e dispositivos não metálicos de detonação que podem ser escondidos nos sapatos. Durante uma audiência no Congresso na última semana, Pistole citou o exemplo de cartuchos de impressoras com materiais explosivos enviados do Iêmen a Chicago, em 2010.
O administrador da TSA defendeu a posição do orgão com o argumento que as mesmas críticas apareceram quando passou a ser permitido entrar nas aeronaves com agulhas de tricô, tesouras e chaves de fenda, em 2005. “Ainda não vimos um único incidente em que um passageiro foi ferido usando uma agulha de tricô ou tesouras. Pequenas facas são permitidas na Europa já há um tempo e não ficamos sabendo de nenhum incidente”, publicou no blog da agência. O antecessor do dirigente no cargo, Kip Hawley, o defendeu. “Você não pode prevenir agressões na aeronave, mas essa não é a missão da TSA. O objetivo da agência é prevenir um bem sucedido e catastrófico ataque terrorista e isso não é possível com uma pequena faca ou com um pequeno taco.”
De acordo com o site CNN, especialistas dizem que as melhorias na segurança desde os ataques, com portas reforçadas das cabines dos pilotos e passageiros mais atentos a movimentos suspeitos, fizeram com que a proibição de pequenas facas seja desnecessária. “Concordo com essa avaliação: um pequeno canivete não vai resultar em uma falha catastrófica de uma aeronave”, disse Pistole. Segundo o administrador da TSA as novas regras estão de acordo com os padrões internacionais e permitirão aos agentes “focar seus esforços em achar itens mais perigosos, como explosivos”. Para o presidente da House Homeland Security Committee, Michael McCaul, a prioridade da agência é proteger as aeronaves comerciais de ameaças e armas que possam derrubá-las.
A ameaça são as pessoas – O especialista em segurança Rafi Ron, presidente da New Age Security Solutions (Soluções de Segurança da Nova Era, em português) afirma que o foco central das preocupações com segurança deve estar nas pessoas e não nos objetos. “Risco não é mensurado por item, independente de ser uma faca ou uma arma. Ele é mensurado pela pessoa que o segura. Uma pessoa má com um canivete suíço ainda pode causar muito estrago para a tripulação e para os passageiros antes de o avião pousar”, disse.
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