terça-feira, 9 de abril de 2013

ONU diz que tensão entre Coreias pode ficar incontrolável

Ásia


Pyongyang recomendou nesta terça que estrangeiros deixem Coreia do Sul

Sistema antimísseis instalado no Ministério da Defesa japonês: país preparado para eventual ataque norte-coreano
Sistema antimísseis instalado no Ministério da Defesa japonês: país preparado para eventual ataque norte-coreano - Issei Kato/Reuters
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta terça-feira que as tensões na península coreana podem escapar do controle, depois que a Coreia do Norte advertiu estrangeiros a deixarem a região para evitar serem pegos em uma "guerra de retaliação".
"O atual nível de tensão é muito perigoso. Um pequeno incidente causado por erro de cálculo ou erro de julgamento pode criar uma situação incontrolável", afirmou a jornalistas em Roma, onde se encontrou com o presidente italiano, Giorgio Napolitano, e com o papa Francisco.


Ban disse que pediu às autoridades norte-coreanas que se abstenham da "retórica provocativa" e aos países vizinhos para tentarem exercer sua influência sobre Pyongyang.
Retórica - Em continuidade à sua campanha de ameaças quase diárias envolvendo um possível ataque à Coreia do Sul, a Coreia do Norte recomendou nesta terça aos estrangeiros que vivem no país vizinho que preparem planos de evacuação, pois Kim Jong-un "não quer ver os estrangeiros da Coreia do Sul afetados em caso de guerra".
Em resposta à retórica agressiva de Pyongyang, o Japão instalou nesta terça-feira no centro de Tóquio e também nos arredores da capital baterias de defesa antiaérea a fim de interceptar um possível lançamento de míssil por parte da Coreia do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário